O tempo passa e a medicina avança, junto a ela, também aumenta a expectativa de vida dos seres humanos e as possibilidades de se viver bem são muito maiores. Estudos recentes mostram que é possível sim que os idosos ganhem massa e força muscular ao praticar musculação e exercícios em geral. A perda de massa é natural do processo de envelhecimento, entretanto, é possível diminuir seus efeitos com exercícios voltados para o ganho de massa.

Muitas pessoas se perguntam: “Como eu posso envelhecer de forma saudável? ” A resposta é simples: praticar atividades físicas regularmente está entre os principais itens para manter-se saudável na terceira idade.

O Residencial em Família separou algumas das atividades que mais beneficiam os idosos. Confira:

Caminhada: caminhar pelo menos 30 minutos todos os dias ajuda no combate às doenças cardiovasculares, melhora a respiração e fortalece os músculos.

Natação ou hidroginástica: essas duas atividades proporcionam benefícios tanto aos músculos quanto ao sistema respiratório. O ato de nadar trabalha o fluxo sanguíneo e além disso, o corpo sofre pouco impacto na água.

Bike: andar de bicicleta proporciona mais força aos músculos, ao quadril, às pernas, além de ser muito prazerosa também.

Pilates: além de melhorar a flexibilidade e o equilíbrio, essa atividade também ajuda na postura e na concentração.

Viu? Fazer atividades físicas na terceira idade não é apenas questão de saúde física, também envolve a saúde mental, uma vez que promove a socialização e o bem-estar. Porém, vale ressaltar que toda atividade deve ser precedida de alongamento, pois o mesmo evita lesões.

Sendo assim, que tal começar hoje mesmo? Vale tudo: correr, caminhar, dançar forró, dançar ballet, nadar, andar de bicicleta, ir à academia…enfim, as possibilidades e opções são muitas, só não pode ficar de fora.

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