Os benefícios da dança para os idosos são muitos, afinal, a prática de exercícios físicos de maneira geral e feitos com certa regularidade é fundamental para ter um envelhecimento saudável. Muitos acham que basta chegar a terceira idade para interromper esse bom hábito, mas isso está completamente errado. Ao chegar a velhice é preciso continuar praticando atividades físicas e a dança é uma alternativa interessante.

Como é uma atividade que apresenta baixo impacto e é muito divertida, isso permite que os idosos se desenvolvam. Sem contar que, segundo um estudo feito pelo Albert Einstein College of Medicine, em Nova York, a dança para os idosos, se for feita de forma regular, ajuda a prevenir a perda de memória e o Alzheimer.

Aqueles que nunca dançaram, podem ter dificuldades no início dessa atividade, principalmente porque é preciso conhecer os passos e se adequar rapidamente a eles, mas nada do que ter persistência para vencer esse obstáculo, porque a dança ajuda os mais velhos a manterem o equilíbrio e com isso, os riscos de queda, que são comuns nessa faixa etária, reduzem consideravelmente.

Outro ponto positivo quanto a dança é o fato dela ser uma terapia, pois ela “força” os idosos a se moverem de maneira rápida para diferentes posições. Isso é comum no dia a dia de qualquer pessoa e essa prática não só ajuda a fazer com que o idoso mantenha o equilíbrio como também tenha resistência e caminhe com mais velocidade.

A dança para os idosos ainda apresenta outro benefício, pois ela não só aumenta a flexibilidade como também diminui as dores musculares que são muito comuns nessa faixa etária. Além disso, como é uma atividade aeróbica, a pessoa que dança queima calorias e ajuda seu coração a funcionar melhor.

Os idosos que estão sofrendo com depressão devem praticar aulas de dança, pois como são feitas em grupo, eles são estimulados a interagir e assim eles criam novos amigos e desfrutam da companhia de outras pessoas que tem a mesma idade e que sofrem com os mesmos problemas.

Faz aula de dança? Compartilhe sua experiência conosco a fim de incentivar outras a apostarem nessa prática!
Aqui no Residencial em Família, temos um professor de dança exclusivo que vem ao nosso lar para dançar e estimular os nossos hóspedes a se exercitarem. Confira algumas fotos em nosso facebook clicando aqui

Quer saber mais sobre os nossos serviços? Entre em contato conosco agora mesmo!