A diabetes, uma doença conhecida pela elevação da glicose no sangue do indivíduo que a apresenta, infelizmente tem como principal foco os idosos e ocorre por conta dos defeitos na secreção ou na insulina, que é produzida pelo pâncreas.

Existem dois tipos de diabetes. Na primeira, o pâncreas deixa de produzir insulina e aumenta os níveis de açúcar no sangue, que geralmente é diagnosticado na infância. Já a Diabetes Tipo 2, é a mais comum e está presente em pelo menos 90% dos casos, ocorrendo em adultos com 40 anos ou mais, sendo também a que mais ataca os idosos. Por isso, no post de hoje você confere como lidar com a diabetes na terceira idade.

Bom, primeiro vamos aos sintomas que podem indicar a doença: excesso de urina, sede em excesso, cansaço, perda de peso, fome excessiva, visão embaçada, cicatrização deficiente e infecções são os mais comuns.

Tanto na terceira idade quanto em outra idade, o tratamento para a Diabetes envolve uma alimentação adequada, a prática de exercícios e a ingestão de alguns medicamentos.

Os exercícios físicos são essenciais no tratamento da doença, uma vez que eles mantem os níveis de açúcar controlados e afasta os riscos do ganho de gordura. Por isso, o recomendado é que as atividades ocorram pelo menos de três a cinco vezes por semana. Algumas pessoas, é claro, possuem algumas restrições, por isso é preciso antes conversar com o médico para que junto ao paciente, ele crie uma estratégia ideal.

Já a alimentação deve seguir uma dieta que consiste em: comer de três em três horas, optar por alimentos diet, ingerir muitas fibras e cerais, evitar gordura e carboidrato, beber muita água e, claro, evitar tudo quanto é açúcar e/ou adoçante.

Acompanhe o blog da casa de repouso Em Família e tenha acesso a conteúdos importantes sobre a vida dos idosos e cuidados com a saúde.