Integrante do aparelho reprodutor masculino, a próstata é o órgão responsável por produzir parte do líquido que forma o esperma ou o também chamado sêmen. A função desse líquido, que é fabricado por estruturas glandulares, é promover a nutrição e a preservação dos espermatozoides.

A doença aparece quando as estruturas glandulares passam a proliferar de maneira anormal invadindo o órgão e, dependendo da gravidade, podem até circular pelo corpo produzindo tumores não só na próstata como também em outras regiões.

Quando está ainda no início, o câncer não apresenta sintomas, porém com o passar do tempo, o homem pode sofrer com uma vontade de urinar constante, o fluxo urinário é fraco ou interrompido, à noite a vontade de urinar aumenta e aparece sangue no líquido seminal ou na urina.

O homem pode sofrer ainda com disfunção erétil, dor nos ombros, coxas, costas, quadril e ossos se a doença já tiver atingido outras partes do corpo ou, ainda, dormência ou fraqueza nos pés e pernas.

A partir dos 65 anos é que a doença costuma aparecer e ela é descoberta por meio de exames específicos como o exame de sangue, PSA ou toque retal e dependendo da situação, o médico solicita a realização de uma biopsia.

O mais importante é que todos os homens, independentemente da idade, visitem um médico anualmente a fim de verificarem como está a sua saúde e se caso apresentarem um problema como o câncer de próstata, o tratamento começará imediatamente e assim as chances de cura aumentam de maneira considerável!

Quer saber mais sobre idosos, saúde e notícias sobre a terceira idade? Continue acompanhando nosso blog.
Conheça nossos serviços, entre em contato conosco agora mesmo clicando aqui