Sentir-se só é ruim para qualquer pessoa, em qualquer idade, isso é fato. Porém, na terceira idade esse sentimento é ainda mais preocupante. Uma pesquisa realizada em 2012 pelo CLAVES (Centro Latino-Americano de Estudos de Violência e Saúde Jorge Careli) a respeito de suicídio de idosos, revelou que o isolamento e a solidão então entre as principais causas responsáveis pelo ato de tentar ou efetivamente tirar a própria vida.

Além disso, o presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, João Bastos Freire Neto ressalta que a solidão também é um dos principais culpados pela depressão em pessoas com 60 anos ou mais, proporcionando um risco aumentado para 40%.

Existem inúmeros fatores que podem levar um idoso ao sentimento de solidão, e consequentemente, ao adoecimento, a aposentadoria e perda de um ente querido estão entre os principais.

O afastamento do mercado de trabalho leva os idosos, ainda mais os do sexo masculino, a sentirem-se inúteis, uma vez que o papel masculino está baseado em sua identidade profissional, o que torna essa perda mais significativa para o homem.

Daí entra a importância da presença da família, do convívio social e da interação do idoso com as atividades da sociedade, como já falamos aqui no blog, sobre a inserção da terceira idade nos meios digitais.

Com o aumento da expectativa de vida, tal atenção deve ser redobrada, uma vez que o IBGE estima que em 2050 teremos no Brasil, 73 idosos para cada 100 crianças.

Mas, nem tudo são notícias ruins. Felizmente, podemos encontrar idosos que veem na melhor idade as chances de aproveitar o sossego que ela traz, realizar desejos que ainda não foram realizados, e outros até encontram um novo amor.

Aqui no Residencial em Família nós promovemos aos idosos, inúmeras atividades que os façam sentirem-se cada vez mais vivos, ativos e inseridos no meio social. Festas, sessões de conversa, artesanato… tudo para manter a mente sempre em dia e também o desejo de viver ainda mais.

Continue acompanhando nosso blog e também a nossa página do Facebook. Fique por dentro de tudo que rola por aqui.