Durante todo o mês de outubro, são realizadas diversas campanhas visando prevenir as mulheres contra essa doença tão difícil que é o câncer de mama.

O câncer de mama, assim como os demais, pode surgir quando alguma célula apresenta algum tipo de alteração em seu DNA e devido a essa ocorrência, a célula se reproduzirá de forma acelerada, sem ordem e ocupará o local do tecido saudável.

No ranking das doenças que mais afetam as mulheres, em primeiro lugar aparece o câncer de pele não melanoma e o câncer de mama também está no pódio, pois fica em segundo lugar.

Como a população está vivendo mais, a doença também tem afetado um maior número de mulheres não só pelo envelhecimento, mas ainda por uma mudança no estilo de vida e urbanização.

Porém, mesmo tendo que conviver com o aumento dos casos, a chance de cura está aumentando na mesma proporção, porque o acesso aos exames está cada vez mais fácil.

Existem diversos fatores que são considerados como de riscos e alguns deles são: idade; etnia; primeira menstruação precoce; menopausa tardia; álcool; cigarro; obesidade e fatores dietéticos.

As melhores formas de se prevenir são: amamentar, ingerir comida saudável e praticar regularmente exercícios físicos.
No começo, só há como descobrir a ocorrência da doença por meio da realização de uma mamografia. No entanto, conforme ela avança, os sintomas comuns são: nódulo na mama; aumento no tamanho dos linfonodos das axilas ou de outras regiões, alterações da pele, alterações no mamilo, edema na mama, dor na mama, entre outros.

Com essas dicas, ficou fácil tomar todos os cuidados necessários para se prevenir, não é mesmo? Continue acompanhando nosso blog, pois nosso objetivo é trazer informações valiosas para a sua saúde e de toda a sua família!