Depois das mulheres serem lembradas da importância do cuidado diante de um problema tão sério como o câncer de mama, chegou a vez dos homens e do novembro azul, mês destinado a prevenção do câncer de próstata.

Assim como o câncer de mama, o de próstata é uma doença silenciosa e que começa a aparecer quando o homem urina de maneira mais frequente do que o normal, o fluxo urinário é interrompido ou fraco, a vontade de urinar de maneira frequente no período noturno, impotência, e presença de sangue no líquido seminal também são alguns sintomas.

Além disso, o homem pode apresentar ardor ou dor ao urinar, dormência ou fraqueza nos pés ou pernas, perda do controle no intestino ou na bexiga, pois o tumor está pressionando a medula espinhal.

Para realizar o diagnóstico da doença, o exame físico precisa ser feito assim também como o PSA. Se o médico suspeitar da existência da doença, ele solicitará a realização de uma biopsia para que só depois do seu resultado seja dado o parecer final.

Se o exame der resultado positivo, o profissional dará início ao tratamento e graças a ajuda da tecnologia, os resultados têm sido cada vez melhores! Todo o aparato tecnológico empregado tem feito com que o paciente sofra menos e as chances de cura aumentam de maneira considerável.

Dependendo do caso, a cirurgia será a solução mais indicada, porém quem precisar fazer radioterapia e quimioterapia não precisa temer, pois a tecnologia tem feito com que esses tratamentos tenham a eficácia necessária para que o paciente tenha uma boa qualidade de vida.

Na radioterapia, os aparelhos se modernizam e assim, os raios não atingem mais todo o corpo, apenas o ponto onde é preciso. Porém, é fundamental que a descoberta da doença aconteça o quanto antes, pois quanto mais o tempo passa, mas difícil fica o tratamento.

Por esse motivo, visite o médico e faça todos os exames, afinal com saúde não se brinca.