O câncer de proposta é o segundo que mais afeta homens e quanto antes for descoberto, melhor. No entanto, os homens ainda não têm o hábito de fazer o exame de toque, que é o método pelo qual, a doença pode ser descoberta de forma precoce.

Dados da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) apontam que mais de 40% dos homens entrevistados que tem mais de 40 anos nunca se submeteram a realização do exame.

Do tamanho de uma noz, a próstata é uma glândula masculina que está na frente do reto, mas abaixo da bexiga.
Normalmente, esse tipo de câncer aparece nos homens que chegam aos 50 anos (essa é a idade considerada como de risco).

No entanto, não é preciso atingir a idade limite para começar a se prevenir. O indicado é que os homens comecem a fazer o exame de toque assim que completarem 40 anos.

Por meio do exame, o urologista consegue fazer uma avaliação interna a fim de identificar doenças que são benignas e que devem ser tratadas como: Hiperplasia Prostática Benigna, Prostatite, inflamações no canal retal e o temido câncer de próstata.

Os homens que ainda não se sentem confortáveis para a realização devem saber que o exame é indolor. Além disso, é fundamental que se deixe de lado esse tabu e faça o exame, pois de forma geral, a doença só começa a se manifestar quando já está em estágio avançado e a realização dele vem para identificar de maneira mais rápida as possíveis anormalidades que a glândula possa apresentar.

Depois de feito e constatada alguma anormalidade, o tratamento começa imediatamente. Ainda no exame, o médico identifica a sensibilidade, o volume, a consistência, a presença de irregularidades e também como está a mobilidade da glândula.

Entendeu agora, porque é fundamental realizar o exame da próstata e deixar esse tabu de lado? Coloque a sua vida em primeiro lugar, deixe a vergonha e o medo de lado. Sua vida vale muito mais do que apenas um preconceito.

Quer saber mais sobre idosos, saúde e notícias sobre a terceira idade? Continue acompanhando nosso blog.

Conheça nossos serviços, entre em contato conosco agora mesmo clicando aqui