A tecnologia trouxe benefícios para todas as pessoas, inclusive para os idosos. Muitos deles estão completamente adaptados e sabem muito usar um tablet, um smartphone e um notebook, tem contas nas redes sociais e, ainda, conversam por meio do whatsapp.

O processo de envelhecimento é implacável e faz com que aos poucos apresentem dificuldades como esquecimento, perdem agilidade e a segurança, e existem aplicativos podem ajudar nesses problemas que vão surgindo com o tempo. A casa de repouso Em Família separou os aplicativos mais famosos na área de estimulação dos sentidos:

 

Muitos avôs e avós gostam de contar piadas, charadas e propor enigmas. Para aumentar o seu repertório, uma boa alternativa é o aplicativo chamado de teste do Q.I. O app está em português e além de disponibilizar diversos enigmas e charadas, há muitas questões lógicas e de raciocínio. Para resolvê-las é preciso entender os padrões para saber qual é a resposta certa.

 

Viciante. Assim é classificado o One Touch Drawuin. Esse app é simples e o usuário deve fazer linhas para formar figuras geométricas, porém é preciso pensar, pois não é permitido passar a mesma linha duas vezes pelo menos lugar.

O Tangram também é uma boa opção. De origem chinesa, o usuário precisa ser capaz de dispor as peças para que elas formem figuras de objetos, símbolos, pessoas e animais.

No Flow Free o objetivo é conectar todos os pontos coloridos sem que as linhas se cruzem e, ainda, é preciso saber quais são as cores que estão em caminhos tortuosos. As dificuldades são divididas em tabuleiros de 5×5 chegando aos de 14×14 espaços.

 

Gostou das dicas? Conhece mais algum app? Compartilha com a gente!