Nos dias atuais em meio a tanta correria e consumo de informações em massa de forma constante, a nossa memória muitas vezes acaba se esquecendo das coisas. Mas não lembrar de algo é recorrente da mente humana. Porém, se tem se tornado algo rotineiro como esquecer o nome das pessoas, lugares ou onde deixou determinado objeto, poderá gerar frustração. Descubra nesse artigo algumas dicas essenciais para aprimorar a memória natural, muito fáceis de serem realizadas diarimente, podendo suceder caso esteja estressado, distraído ou cansado.

A perda de memória é uma parcela esperada do envelhecimento, mas atualmente tem sido frequente entre jovens e adultos. A tecnologia tem sido a principal influência, porque normalmente as pessoas acabam sendo entretidas pelo celular ou internet por horas e são abastecidos com diversas informações. Além do conhecimento a distração está presente a todo momento. Entretanto isto não significa ficar conivente com a situação, dessa maneira, descubra como aprimorar a memória naturalmente.

Ter bastante sono é a principal e melhor forma, pois dormindo oferecemos ao cérebro a oportunidade de descansar e se recuperar após um dia exaustivo e intenso. Assim, permitindo a nossa mente processar todas as informações e criar uma memória de todo o conhecimento adquirido até aquele presente momento. Não há dúvidas que o sono é o responsável por repor nossas energias, mas beneficamente sua importância vai além, reorganizando as lembranças para serem dificilmente esquecidas.

Mas se não dormir uma quantidade suficiente, o cérebro não poderá realizar adequadamente as lembranças existentes e muito menos o que foi assimilado horas atrás. A falta de descanso pode prejudicar além da sua memória, as tarefas diárias e as tornando mais cansativas. Infelizmente, a privação do sono é algo comum e afeta cerca de 37% das pessoas entre vinte e trinta e nove anos, cerca de 32% dos adultos com sessenta anos ou mais não dormem a quantidade necessária.

O sono é a melhor maneira de descobrir como aprimorar a memória natural. Isto irá fortalecer e proteger o cérebro, facilitando a realização e lembrança de novas memórias e aliado ao descanso necessário vai resultar em uma parcela menor de estresse e cansaço. Os adultos necessitam de aproximadamente sete a oito horas de sono todos os dias, enquanto crianças e jovens, em idade ou cursando alguma escolaridade, precisam de no mínimo dez horas.

Um estudo realizado por Centros para o Controle das Doenças, recomendam dormir e acordar sempre no mesmo horário. Outra dica de suma relevância é se deitar em um local escuro e silencioso e longe de equipamentos eletrônicos. Estes hábitos irão te ajudar a descansar melhor e o suficiente, aumentando suas habilidades de memorizar e também proporcionar mais disposição e energia durante o seu dia a dia.

Outra forma de aperfeiçoar é controlando e aliviando o estresse, podendo aumentar o poder da memória. Esse estresse crônico afeta cada fração do cérebro, entretanto o hipocampo é o mais afetado. O hipocampo é um órgão pequeno situado no cérebro e região responsável por regular as emoções, esta associado principalmente com a memória, em particular de longo prazo.

Se a caso você ficar constantemente estressado, o organismo produz toneladas de cortisol devido o hormônio do estresse. O cortisol poderá encolher seu hipocampo em até 14% e poderá confundir as conexões entre diferentes partes do cérebro. Assim, ficando com pouca memória espacial, situações de como relembrar as direções ou aonde deixou algum pertence. Mas não se desespere, para isso existem algumas formas de conter e aliviar o estresse.

Exercícios como Yoga, meditação e exercício de respiração ajudam a regular toda a energia gasta em excesso, bem como manter seus níveis de estresse e memória sob controle. O segredo é se manter dinâmico, porque o cérebro se declina naturalmente à medida que envelhecemos. Bom, agora você já tem algumas dicas essenciais para aperfeiçoar melhor sua memorização e claro, ter um descanso nas melhores condições possíveis.

Procurando o melhor residencial para idosos de São Paulo? Casa de Repouso em Família, um residencial exclusivo para idosos.