Dúvidas ou Orçamento? Fale conosco via WhatsApp Estamos 24hr nesse canal

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS DO PILATES PARA IDOSOS

Com o processo de envelhecimento, as condições físicas e mentais mudam. Rigidez das articulações, redução da densidade óssea e perda de massa muscular são problemas muito comuns. Para além do processo natural do corpo, alguns desses problemas são agravados pela ausência de atividades físicas, daí a importância de praticar exercícios de impacto reduzido, como o pilates. Neste artigo, explicamos quais são as maiores vantagens da prática de pilates para idosos, da mobilidade ao equilíbrio mental. Confira!

O que é pilates?

Trata-se de uma série de exercícios realizados no solo ou por intermédio de equipamentos, sempre com o acompanhamento de um especialista. O objetivo é a melhora da qualidade de vida dos praticantes a partir do controle entre corpo e mente. Por ser uma prática de baixa intensidade, ou seja, por não exigir tanto das articulações como faz a maioria dos exercícios, é altamente recomendado para os idosos. Esses exercícios, que costumam ser realizados em posições reclinadas ou sentadas, tendem a fortalecer os músculos da coluna vertebral e a desenvolver os músculos abdominais. Criados pelo alemão Joseph Pilates na década de 1920, os exercícios são baseados nos 6 princípios da medicina oriental: centralização, respiração, fluidez, controle, precisão e concentração. Destaque para o princípio da centralização, relacionado ao estímulo dos músculos centrais do corpo, responsáveis por sustentar a coluna e os órgãos internos. O objetivo é promover o alinhamento da coluna e a reestruturação postural, diminuindo as dores nas costas.

Quais são as principais vantagens do pilates para idosos?

  1. AGE EM BENEFÍCIO DA SAÚDE MENTAL

Diante de quadros de ansiedade e de depressão, destacam-se entre os exercícios físicos a dança, o ioga e o pilates, pois a praticá-los auxilia na produção natural e liberação de serotonina, substância conhecida como “hormônio do bem-estar”.
  1. RETARDA O DESENVOLVIMENTO DA OSTEOPOROSE

A osteoporose é a condição na qual os ossos se tornam frágeis e aumentam as possibilidades de fratura. A redução dessa massa que enfraquece os ossos é muito natural na velhice, por isso os idosos desenvolvem a doença com mais frequência. Vale lembrar que, em decorrência de fatores genéticos, a osteoporose afeta muito mais as mulheres do que os homens, especialmente as mulheres acima dos 45 anos de idade. Assim, a importância de praticar exercícios que previnam a perda de cálcio e fortaleçam os ossos, como o pilates.
  1. EVITA O AGRAVAMENTO DE DOENÇAS DEGENERATIVAS

Outras doenças são retardadas com a prática de atividades como o pilates, inclusive as doenças degenerativas. Entre elas se destacam a esclerose múltipla e o Parkinson, Alzheimer e AVC. 
  1. ALIVIA AS DORES MUSCULARES

Com a prática regular de exercícios como o pilates, as dores na coluna e em outras regiões podem ser aliviadas. Os idosos voltam a ter energia para realizar atividades cotidianas que antes pareciam impossíveis. Isso acontece por conta da movimentação dos músculos e articulações, que são fortalecidos e tornam-se mais flexíveis. Além disso, a massa óssea é reforçada, auxiliando na sustentação da coluna. 
  1. FORTACELE E EQUILIBRA O CORPO

Com o passar dos anos, a postura mais curvada comprime as articulações, a estabilidade do corpo é reduzida e os ossos ficam mais frágeis, por isso as quedas acontecem com mais frequência. O pilates, junto dos demais exercícios de baixo impacto, colabora para o equilíbrio e o fortalecimento do corpo. Quando os idosos se sentem fortes e equilibrados, as lesões das mais leves às mais graves são reduzidas.  Pronto, agora você conhece as principais vantagens da prática de pilates para os idosos. É só começar a praticar! 

Comentários

Deixe um Comentário

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Voltar ao topo - Casa de Repouso em familia