Dúvidas? Ligue para:  11 2476-5134 de 2ª à 6ª das 09:00 às 18:00. (exceto feriados)

A Importância do Controle de Peso na Terceira Idade

O controle de peso é essencial em qualquer fase da vida, visto que o excesso de gordura pode ser o responsável pelo desencadeamento de diversas doenças como diabetes e hipertensão. 

Sendo assim, é sempre indicado que  uma rotina de exercícios seja associada à uma alimentação saudável. Desta forma é possível chegar à fase de envelhecimento com qualidade de vida evitando, por exemplo, doenças crônicas. 

O controle de peso está diretamente ligado a capacidade de mobilidade e funcional do corpo. Um idoso obeso pode então apresentar ainda mais dificuldade de mobilidade.

Controle de peso e qualidade de vida

Sempre importante lembrar que o acompanhamento de profissionais tanto para as atividades, quanto para a nutrição do corpo são a chave do sucesso,  visto que cada pessoa possui características diferente das outras.

Os exercícios contribuem para o ganho de músculos, que ajudam no fortalecimento do corpo e também, a perda de massa magra, importante para a prevenção da diabetes tipo dois e a sarcopenia.

De acordo com a Dra. Kelem de Negreiros Cabral, geriatra no Hospital Sírio-Libanês, aproximadamente 30% das pessoas que atingiram os 65 anos caem pelo menos uma vez por ano. Essa porcentagem pode se elevar para 50% para idosos com mais de 80 anos.

Uma simples queda pode ser fatal para uma pessoa dessa faixa etária, vendo que os ossos são sensíveis.

Sendo assim, a prática de exercícios é essencial para o fortalecimento do corpo e prevenção desse tipo de acidente. Auxilia ainda ao ganho de flexibilidade, equilíbrio, e aspectos emocionais como melhora de depressão e ansiedade.

Exercícios como hidroginástica, pilates, dança, treinamento funcional, caminhada e alongamento são os mais recomendados para idosos, vendo que são de menor impacto  porém muito efetivos. Sempre que praticados com um acompanhante profissional, para que lesões sejam evitadas.

Comentários

Deixe um Comentário

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

RECEBA EM SEU E-MAIL DICAS E INFORMAÇÕES DOS CUIDADORES

São diversos temas e dicas práticas de grande importância, sem custo algum.