Dúvidas? Ligue para:  11 2476-5134 de 2ª à 6ª das 09:00 às 18:00. (exceto feriados)

Veja os Benefícios de Praticar Exercícios Físicos Após os 60 Anos

A prática de exercícios físicos é necessária em qualquer idade. Mas atualmente tem-se percebido a diminuição dela, visto que a sociedade contemporânea se acostumou com o cotidiano sedentário, que envolve um dia de trabalho sentado em frente ao computador, ou entretenimento por redes sociais

Diante desse cenário, é frequente que a prática de atividades físicas diminua ainda mais, desencadeando consequências como ganho de gordura, redução de músculos e apetite, podendo gerar até desnutrição.

Consequências do sedentarismo na terceira idade 

A falta de estímulo para os músculos pode acarretar também o desenvolvimento de doenças crônicas, depressão e ansiedade, dores, insônia e até isolamento social.

Benefícios do exercício físico

O recomendado é incluir a prática de exercícios na rotina antes dos 60 anos, porém, iniciá-los depois dessa idade ainda pode trazer diversos benefícios. Com poucas semanas de atividade já é possível observar mudanças no corpo, como ganho de resistência, diminuição de dores, impacto na respiração, no sono e mais disposição.

 Associado a boa alimentação, uma boa rotina de exercícios pode trazer em alguns meses ganho de massa magra, redução do índice de gordura corporal e auxilia o controle de doenças como diabetes, hipertensão e colesterol alto. 

Os exercícios físicos possuem contra indicações?

Após a escolha, busque sempre profissionais que o ajudem a encontrar o equilíbrio perfeito de exercícios para suas necessidades. Médicos e educadores físicos são bons aliados para detectar particularidades a serem contempladas durante a execução do exercícios, e saberão dizer se há restrições.

Existem algumas situações em que questões cardíacas, respiratórias, lesões ou outras doenças  exigem adequação para viabilizar a prática de atividades físicas.

Atividades recomendadas

Antes de começar uma atividade física deve-se sempre buscar aquelas que lhe deem prazer e sejam do seu interesse. Não vale se matricular em algo que não irá frequentar.

Comentários

Deixe um Comentário

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

RECEBA EM SEU E-MAIL DICAS E INFORMAÇÕES DOS CUIDADORES

São diversos temas e dicas práticas de grande importância, sem custo algum.