A terapia ocupacional (TO) é uma área de conhecimento, especialmente voltada à prevenção e tratamento de pessoas que possuem alterações cognitivas, afetivas, perceptivas ou psicomotoras, sejam elas decorrentes ou não de distúrbios genéticos, por doenças que foram adquiridas ou traumas.

O objetivo da terapia ocupacional é restaurar e reforçar as habilidades e capacidades funcionais do paciente, proporcionando mais independência e autonomia, de modo que seu desempenho funcional fique mais fácil no trabalho, em casa ou durante atividades de lazer, melhorando a sua qualidade de vida.

Considerando que a TO ajuda na recuperação de perdas físicas, mentais e sociais, podemos dizer que na vida do idoso sua atuação é indispensável, visto que todas essas perdas ocorrem durante o processo de envelhecimento.

A maior das dificuldades que os idosos enfrentam é a perda física, sendo, por exemplo, fragilidade óssea, perda da elasticidade do tecido, diminuição da força, artrites, etc. Caminhadas, exercícios, dança, entre outras, são algumas das atividades que a terapia ocupacional usa para auxiliar na manutenção das funções corporais.

Vale ressaltar que os atendimentos devem ser feitos por um profissional devidamente habilitado e que esteja dentro de uma equipe multidisciplinar, afinal, não basta apenas o terapeuta, mas também um enfermeiro que possa ser presente no dia a dia, um arquiteto que possa adaptar a residência e um psicólogo que resgate a autoconfiança do idoso. Essas atuações aumentam ainda mais os efeitos positivos dos atendimentos de TO.

Para isso existe Casas de Repouso como o Residencial em Família. Nós possuímos uma equipe multidisciplinar, que vai desde terapeutas, nutricionistas, médicos, etc., para promover uma grande melhora na qualidade de vida dos idosos.

Clique aqui e acompanhe nossas atividades diárias por meio do nosso Facebook. Se quiser saber mais sobre os nossos serviços, ligue-nos ou envie uma mensagem, estamos à disposição para atender você e sua família da melhor forma.