Dúvidas? Ligue para:  11 2476-5134 de 2ª à 6ª das 09:00 às 18:00. (exceto feriados)

A terapia ocupacional para os idosos

A terapia ocupacional (TO) é uma área de conhecimento, especialmente voltada à prevenção e tratamento de pessoas que possuem alterações cognitivas, afetivas, perceptivas ou psicomotoras, sejam elas decorrentes ou não de distúrbios genéticos, por doenças que foram adquiridas ou traumas. O objetivo da terapia ocupacional é restaurar e reforçar as habilidades e capacidades funcionais do paciente, proporcionando mais independência e autonomia, de modo que seu desempenho funcional fique mais fácil no trabalho, em casa ou durante atividades de lazer, melhorando a sua qualidade de vida. Considerando que a TO ajuda na recuperação de perdas físicas, mentais e sociais, podemos dizer que na vida do idoso sua atuação é indispensável, visto que todas essas perdas ocorrem durante o processo de envelhecimento. A maior das dificuldades que os idosos enfrentam é a perda física, sendo, por exemplo, fragilidade óssea, perda da elasticidade do tecido, diminuição da força, artrites, etc. Caminhadas, exercícios, dança, entre outras, são algumas das atividades que a terapia ocupacional usa para auxiliar na manutenção das funções corporais. Vale ressaltar que os atendimentos devem ser feitos por um profissional devidamente habilitado e que esteja dentro de uma equipe multidisciplinar, afinal, não basta apenas o terapeuta, mas também um enfermeiro que possa ser presente no dia a dia, um arquiteto que possa adaptar a residência e um psicólogo que resgate a autoconfiança do idoso. Essas atuações aumentam ainda mais os efeitos positivos dos atendimentos de TO. Para isso existe Casas de Repouso como o Residencial em Família. Nós possuímos uma equipe multidisciplinar, que vai desde terapeutas, nutricionistas, médicos, etc., para promover uma grande melhora na qualidade de vida dos idosos. Clique aqui e acompanhe nossas atividades diárias por meio do nosso Facebook. Se quiser saber mais sobre os nossos serviços, ligue-nos ou envie uma mensagem, estamos à disposição para atender você e sua família da melhor forma.

Comentários

  1. Gostei muito do conteúdo sou cuidadora, amo porque para mim não é um trabalho e uma missão de muito amor que me realiza completamente. Meu sonho sempre foi fazer terapia ocupacional, mas devido algumas coisas, não consegui fazer, mas sei que ainda da tempo. Adorei as informações. Obrigado.

Deixe um Comentário

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

RECEBA EM SEU E-MAIL DICAS E INFORMAÇÕES DOS CUIDADORES

São diversos temas e dicas práticas de grande importância, sem custo algum.