Dúvidas? Ligue para:  11 2476-5134 de 2ª à 6ª das 09:00 às 18:00. (exceto feriados)

Benefícios da Automação Residencial Para Idosos

Você já ouviu falar em automação residencial? Basicamente, ela consiste no uso de tecnologias para automatizar e facilitar tarefas do dia a dia. Por exemplo, você já imaginou controlar a intensidade da luz, acendê-la e apagá-la, tudo por meio do celular, sem precisar ir até o interruptor? Pois saiba que isso e muito mais é possível em uma casa automatizada! Além disso, há diversas outras funcionalidades que uma casa inteligente pode oferecer e é o que explicaremos neste artigo. Portanto, acompanhe a leitura até o fim e descubra como esta mudança tecnológica em residências pode ser benéfica para idosos!

Automação residencial para idosos

Como sabemos, muitos idosos possuem certas dificuldades e limitações para executar tarefas do cotidiano. Nesse contexto, a automação residencial volta-se para as necessidades diárias das pessoas, de modo a promover, principalmente, uma maior independência para esses indivíduos, bem como mais segurança dentro de um lar. E isso é de extrema importância para pessoas na terceira idade, pois oferece várias soluções inteligentes e diversos benefícios que explicaremos a seguir!

Principais benefícios de uma casa inteligente

Itens automáticos

Em uma casa automatizada, os sensores de presença são considerados como uma peça-chave. E como eles funcionam? Basicamente:
  • Abrem e fecham cortinas, janelas, portas e venezianas;
  • Ativam e desativam a iluminação;
  • Ligam e desligam qualquer aparelho que possui as funções “on” e “off”.
  • Realizam a irrigação no jardim automaticamente;
  • Apontam se o idoso está ou não em casa. Dessa forma, é mais fácil identificar, por exemplo, se um fogão está ligado e não tem ninguém na residência.

Assistentes virtuais

Por meio de dispositivos conhecidos como assistentes virtuais – Google Home, Amazon Alexa… é possível solicitar ações, fazer perguntas, realizar chamadas, entre outras.  E como? Por comandos de voz, em que o idoso precisa apenas falar o que deseja e então o assistente auxilia-o.

Botão de pânico

O botão de pânico é um ótimo aparelho que pode ser usado pelos idosos em caso de problemas e situações de emergências. Geralmente, é instalado em lugares estratégicos da casa ou também em uma pulseira, que facilita o acionamento em caso de uma queda, por exemplo, em que o idoso não está perto de nenhum lugar da casa que tem o botão instalado. Assim, ao ser acionado, este botão entra automaticamente em contato com uma central que avisa aos familiares sobre o ocorrido e envia o socorro necessário a residência.

Câmeras de segurança

Outro benefício é referente a segurança dos idosos. Isso porque, em uma casa inteligente é possível instalar câmeras de segurança que podem ser monitoradas via internet o dia todo. Dessa forma, os parentes, que muitas vezes passam o dia fora por causa do trabalho e de compromissos, conseguem monitorar os idosos em tempo real, seja por meio de um celular, computador ou tablet. Ou seja, quando há algum problema ou situação de emergência, o parente consegue visualizar rapidamente o que está acontecendo, para assim, tomar medidas para resolvê-las.

Controle de remédios/medicamentos

Uma questão muito importante, principalmente na terceira idade, é referente aos remédios/medicamentos. Normalmente, os idosos precisam tomar certos medicamentos durante o dia e isso envolve doses, horários, frascos diferentes… coisas que talvez eles possam ter dificuldades para fazerem sozinhos. Por exemplo, não são raras as situações em que idosos esquecem de tomar um remédio, ou que esqueceram que já tinham tomado e acabam tomando novamente… Portanto, essa questão precisa de uma certa atenção e em uma casa automatizada há a possibilidade de contar com um sistema inteligente que auxilia os idosos lembrando os horários, enviando alertas para familiares caso o idoso esqueça de tomar algum medicamento e muito mais! Sendo assim, o investimento em automação residencial é uma ótima escolha para quem procura mais cuidados e segurança para entes queridos que estão na melhor idade. Agora conte para a gente, você já conhecia os benefícios de uma casa automatizada? Pensa em investir nesse tipo de inteligência?

Comentários

Deixe um Comentário

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

RECEBA EM SEU E-MAIL DICAS E INFORMAÇÕES DOS CUIDADORES

São diversos temas e dicas práticas de grande importância, sem custo algum.