Dúvidas? Ligue para:  11 2476-5134 de 2ª à 6ª das 09:00 às 18:00. (exceto feriados)

Como Envelhecer de Forma Saudável em Tempos de Pandemia

Diante da pandemia do Coronavírus que desafia mundo afora, muitas pessoas estão preocupadas em como conciliar  passar por esta fase mantendo um envelhecimento de forma saudável 

Tamanha preocupação se deve principalmente ao fato de os idosos fazerem parte do grupo de risco, visto que possuem uma redução de resposta imune,  força dos músculos respiratórios, capacidade de limpeza do sistema respiratório e eficiência das trocas gasosas. 

Levando esses fatores em consideração, separamos algumas dicas da Sociedade Brasileira de Gerontecnologia, afim de contribuir no envelhecimento saudável em tempos de pandemia.

Como cuidar dos pensamentos e emoções

Embora o vírus seja uma ameaça real ao bem-estar comunitário e represente risco à saúde, a forma como ocupamos nossa mente e experimentamos constantemente as informações negativas sobre suas repercussões trazem implicações para nosso estado emocional e na nossa capacidade de tomar decisões e ações sensatas. 

Uma boa forma de lidar com essa situação é exercitar o gerenciamento emocional, que pode ser realizado em 5 passos:

  • Reconhecer seu estado emocional;
  • Examinar seus pensamentos;
  •  Identificar se nesse pensamento você acabou usando as lentes absolutistas ou catastróficas para interpretar a situação;

  • Submeter esses pensamentos catastróficos a interpretações mais plausíveis e realistas;
  • Cultivar, então, imagens diferentes da realidade, considerando mais ângulos e possibilidades

Além disso, você também pode gerenciar seus comportamentos cotidianos de forma a otimizar a possibilidade de experimentar eventos ou situações agradáveis ou mesmo prazerosas em tempos de crise. 

Programar eventos ou situações prazerosas que podem ser experimentadas mesmo no domicílio, realçam as emoções positivas, nos tirando de estados de monotonia emocional.

Cultivo da espiritualidade

As atividades religiosas acabam sendo uma forma de nos conectar àquilo em que depositamos fé ou fonte de compreensão para os acontecimentos. Pode ser um fator de proteção em momentos de crise  

A crença em algo é mais do que comportamentos ou ações ligadas à religião. Ela acaba sendo uma característica humana, que expressa nossa atitude interna diante da vida e da existência humana. 

Apoio familiar

A família como um sistema, acaba enfrentando desafios importantes diante das demandas causadas pelo envelhecimento e de situações difíceis, tais como, o enfrentamento de pandemias.

Cada família possui uma estrutura e dinâmica própria e não há receitas para lidar com as questões emocionais de cada parente em específico. Porém, é importante estabelecer uma rotina e regras de convívio visando o bem-estar.

Mesmo diante dos desafios, inseguranças e incertezas, é possível vivenciar essa situação como uma oportunidade de aprender a lidar com as diferenças, de reavaliar a vida, os relacionamentos e de cultivar os valores para convivência.

Pratique suas habilidades

Seja qual for sua habilidade, conecte-se a ela. Procure levar atenção e maior concentração naquilo que fizer. A falta de tempo e a correria dos afazeres diários não serão os obstáculos principais para o seu comprometimento com aquilo que sempre teve vontade de fazer ou retomar.

Tente coisas novas

Novas experiências geram importantes aprendizagens para nossas vidas, podendo nos trazer alegria, satisfação e sabedoria. 

Neste momento, podemos explorar àquelas atividades que, por alguma razão, nunca nos aproximamos. Aprender um instrumento musical, conhecer um idioma, utilizar o computador e praticar um exercício físico são alguns exemplos.

Alimentação saudável

A restrição de academias e de exercícios físicos podem alterar nossa alimentação. Portanto, evite alimentos ricos em farinhas e prefira alimentos de baixo índice glicêmico com carboidratos mais complexos, como a batata doce, a mandioquinha e o aipim.

Sucos verdes também são interessantes, podem ser variados e, quando feitos com ingredientes como couve, limão e gengibre, atingem um bom teor nutricional.

 

Comentários

Deixe um Comentário

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

RECEBA EM SEU E-MAIL DICAS E INFORMAÇÕES DOS CUIDADORES

São diversos temas e dicas práticas de grande importância, sem custo algum.