No próximo dia 31 de agosto, é comemorado o Dia do Nutricionista, e hoje iremos explicar neste artigo do blog a sua verdadeira importância. Isso porque uma alimentação balanceada e adequada é fundamental para uma vida saudável, e suas escolhas diárias irão determinar o seu bem-estar e a sua saúde, portanto, uma nutrição apropriada é sinônimo de uma vida sadia.

Certamente você já deve ter se indagado ou ouvido esses famosos ditados populares: “Você é o que você come”, “Saco vazio não fica em pé”. Pensando nesse contexto, o papel do nutricionista é importantíssimo e se torna muito além de simplesmente prescrever dietas para emagrecer, como inúmeras pessoas erroneamente acreditam ser.

O QUE FAZ UM NUTRICIONISTA?

O papel do nutricionista é conhecer a função de cada alimento e orientar refeições adequadas para manter a nossa saúde e bem-estar. Até parece simples, mas não é como parece, haja visto nos último anos o aumento assustador do consumo de alimentos industrializados, cheios de açúcares, sódio e gorduras saturadas, além de conservantes químicos e dos corantes artificiais.

Os principais campos de atuação deste profissional, são:

-Combate à obesidade infantil;

-Alimentação para terceira idade gestantes, diabéticos, pessoas com hipertensão arterial;

-Dietas para atletas ou praticantes de atividades físicas;

-Dietas especiais para quem apresenta IMC (índice de massa corporal) elevado.

 

Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no ano de 2015, apontava que aproximadamente 60% da população brasileira estava acima do peso ideal. Ou seja, esses dados comprovam que cerca de 82 milhões de brasileiros estão com o IMC (Índice de Massa Corporal) acima de 25, o que significa sobrepeso ou obesidade.

 

QUANDO DEVO PROCURAR UM NUTRICIONISTA?

As visitas periódicas ao nutricionista devem fazer parte da rotina de qualquer pessoa que se preocupe com a própria saúde. Não adote seguir uma dieta por conta própria, por conta de algum amigo ou porque pesquisou na internet, isso é colocar em risco a própria saúde. Conheça alguns exemplos de pessoas beneficiadas pela consulta de um especialista:

-Qualquer pessoa interessada em ter uma alimentação balanceada e saudável;

-Qualquer pessoa com excesso de peso, principalmente as crianças;

-Idosos ou cuidadores de idosos que necessitem de orientação;

-Adolescentes com indícios de distúrbios alimentares;

-Quem sofre de diabetes, tem pressão alta ou problemas cardiovasculares;

-Quem tem problemas digestivos;

-Quem vai passar ou passou por uma cirurgia bariátrica (redução de estômago);

-Atletas interessados em melhorar o desempenho;

-Mulheres grávidas ou que almejam engravidar;

-Mães que estão amamentando.

 

POR QUE A DIETA SAUDÁVEL É FUNDAMENTAL?

É tão crucial que existe um órgão internacional FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação), especialmente dedicado para os problemas de nutrição da população mundial. Segundo informações obtidas no site da FAO, abaixo iremos listar as essenciais funções da alimentação para o nosso corpo:

-Desenvolver, substituir e reparar tecidos e células;

-Produzir energia para realizar movimentos e manter o corpo aquecido;

-Encaminhamento dos processos químicos no corpo, por exemplo, a digestão;

-Proteger de infecções, aumentar a resistência às doenças e promover a cura.

-Agora que você sabe a verdadeira importância do nutricionista fique a vontade para comentar e compartilhar esse importante assunto com seus amigos!