Dúvidas? Ligue para:  11 2476-5134 de 2ª à 6ª das 09:00 às 18:00. (exceto feriados)

Tontura em Idosos: Saiba os Principais Motivos

A tontura em idosos é bastante comum e estão diretamente ligadas ao aparelho vestibular, órgão interno do ouvido, responsável por detectar os movimentos do corpo. Além disso, existem diversos outros motivos para que o idoso sinta esse sintoma. 

A tontura também causa mal-estar ao paciente e é importante que a família esteja sempre atenta aos sinais e investigue as causas do problema. 

Ir ao médico geriatra pode ser um bom ponto de partida para identificar as causas deste problema e definir tratamentos adequados e, se necessário, em parceria com outras especialidades. 

Problemas do Sistema Vestibular

Como já citado acima, o vestibular é o conjunto de órgãos internos do ouvido, responsável pela manutenção do equilíbrio do corpo, já que detecta os movimentos corporais. 

Doenças como vertigem posicional paroxística benigna, é uma das que estão ligadas às alterações deste sistema, provocando tonturas de acordo com a posição da cabeça. 

Existem diversos outros problemas relacionados ao sistema vestibular. Por isso, o mais indicado é consultar um otorrino, para obter um diagnóstico e iniciar tratamento adequado.  

Problemas emocionais

Outra causa de tontura em idosos pode estar relacionado a doenças psiquiátricas, como crises de ansiedade, pânico e depressão. Muitas vezes os sintomas dessas doenças podem ser confundidas com os de um infarto, já que causam dores no peito, vertigem e taquicardia. O ideal nesses casos é que um psiquiatra seja consultado.

Doenças cardiovasculares 

Problemas cardiovasculares também causam tonturas aos pacientes, podendo ser até mesmo um sintoma de infarto. É de extrema importância que aos primeiros sintomas o paciente seja levado ao médico. 

 

Comentários

Deixe um Comentário

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

RECEBA EM SEU E-MAIL DICAS E INFORMAÇÕES DOS CUIDADORES

São diversos temas e dicas práticas de grande importância, sem custo algum.