Dúvidas? Ligue para:  11 2476-5134 de 2ª à 6ª das 09:00 às 18:00. (exceto feriados)

Tontura em Idosos: Saiba os Principais Motivos

A tontura é comum em qualquer fase da vida, visto que serve de aviso para diversos problemas de saúde. Mas, é comum que esse sintoma se intensifique durante o processo de envelhecimento.

Sendo assim, é muito importante que o idoso esteja sob observação, para que aos primeiros sinais, um profissional seja consultado.  Além de causar um mal estar, a tontura aumenta exponencialmente o risco de quedas, podendo gerar ainda mais problemas ao paciente.

Confira alguns motivos que causam tontura em idosos.

Problemas no sistema vestibular

O aparelho vestibular fica localizado dentro do ouvido interno, tendo como função a manutenção do equilíbrio, já que seu conjunto de órgãos detecta os movimentos do corpo humano. Sendo assim, qualquer problema gerado nessa área pode causar tontura ao paciente.

A vertigem posicional paroxística benigna é uma das doenças que pode ser associada às alterações do sistema vestibular, causando tontura de caráter giratório conforme a movimentação da cabeça.

Outro problema relacionado a essa parte do corpo é a doença de Menière, causando ao paciente recorrentes crises de vertigem, além de oferecer riscos à audição da pessoa.

Além dessas existem diversos outros problemas relacionados ao aparelho vestibular, como a neurite, que causa um único episódio vertiginoso repentino e intenso. Por isso, é importante consultar um otorrino para que o diagnóstico correto seja obtido.

Doenças psiquiátricas 

Problemas psiquiátricos como pânico, ansiedade e depressão podem ser refletidos em outras áreas do corpo, que não a mente.  A tontura pode ser um dos sintomas, junto de dores no peito e taquicardia, levando os pacientes a confundir com um infarto.

Nesse caso é recomendado procurar por um psiquiatra, principalmente se as crises forem recorrentes.

Doenças cardiovasculares

A tontura pode ser um dos sintomas de problemas cardiovasculares, como  infarto por exemplo. O principal indício desse problema é a dor no peito porém, esse sinal pode ser associado também à vertigem, náusea, falta de ar e suor frio.

Paciente com diabetes melittus não costumam sentir a famosa dor no peito durante um infarto e, sim tontura, mal-estar, suor frio e até mesmo desmaios, dificultando o reconhecimento do problema.

Nesses casos, é necessário que um atendimento médico seja solicitado imediatamente.

Doenças neurológicas

As doenças neurológicas também causam o sintoma, visto que alteram o equilíbrio do paciente. O parkinson é uma delas, já que está ligado diretamente à essa parte do corpo. É necessário que o especialista de rotina seja avisado sobre as tonturas frequentes, para que o medicamento seja ajustado.

De acordo com sua importância e peso afetivo, as lembranças podem ser armazenadas na memória de curto prazo ou de longo prazo:

  • A memória de curto prazo

    reserva informações temporariamente úteis, como uma lista de compras

  • A memória de longo prazo

    armazena lembranças por mais tempo, garantindo sua utilidade e aplicação no dia a dia, como o número do RG e nome de pessoas e locais

A memória de curto prazo e a memória de longo prazo são armazenadas em partes diferentes do cérebro. A memória de longo prazo é armazenada em muitas partes do cérebro. Uma parte específica dele (hipocampo) ajuda a classificar informações novas e associá-las a informações semelhantes já armazenadas no cérebro.

Esse processo torna memórias de curto prazo em memórias de longo prazo. Quanto mais as memórias de curto prazo são lembradas ou repetidas, mais provável é que se tornem memórias de longo prazo.

A perda de memória é frequentemente percebida em casos patológicos e situações de estresse e traz diversos aspectos negativos a todos aqueles que convivem com o problema, seja o paciente, familiares e etc.

É comum encontrarmos este sintoma em doenças como:

Lesões traumáticas, Parada cardíaca, Perdas transitórias da memória, Estresse, Problemas na tireoide, Carência de vitaminas, Diabetes, Pressão alta, Depressão, Déficit de atenção, Traumas psicológicos e Quadros demenciais

 

Comentários

Deixe um Comentário

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

RECEBA EM SEU E-MAIL DICAS E INFORMAÇÕES DOS CUIDADORES

São diversos temas e dicas práticas de grande importância, sem custo algum.