Dúvidas? Ligue para:  11 2476-5134 de 2ª à 6ª das 09:00 às 18:00. (exceto feriados)

Violência Contra Idosos: Saiba Como Denunciar e Combater

Por mais que esse assunto seja um tabu e pouco abordado, a violência contra idosos cresce com frequência no Brasil. Saiba como denunciar esse tipo de abuso.

Os diversos tipos de violência contra a pessoa idosa vem crescendo no Brasil e, apesar disso, pouco se fala a respeito. 

De acordo com um levantamento realizado pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos em 2019, as denúncias de agressão em pessoas mais velhas teve um aumento de 13% em 2018.

Tais resultados também apontaram que na maioria dos casos os agressores são membros da família, como filhos e netos. Por isso, é comum que os idosos violentados sintam medo ou vergonha de relatar os ocorridos à outras pessoas.

Passa a ser de extrema importância que todos estejam sempre atentos e prontos para denunciar qualquer tipo de violência.

Tipos de violência contra os idosos 

Assim como em outros casos, existem diversos tipos de agressão que podem ser dirigidas contra idosos. 

Agressão Física

É a mais comum, e pode ser realizada por meio de beliscões, empurrões, tapas ou qualquer outra ação que machuque fisicamente o indivíduo, muitas vezes podendo deixar algumas marcas, visto que  o corpo do idoso tende a ser mais frágil.

Agressão Psicologia

Este tipo de agressão é caracterizado por xingamentos, desprezo, humilhação e tudo aquilo que possa deixar a pessoa com traumas psicológicos. 

Negligência

A negligência pode ser definida pela falta de atenção com o bem-estar e atividades essenciais à vida humana, como a saúde, alimentação, higiene e outras tarefas cotidianas.  

Econômico

Se aproveitar da fragilidade do idoso para usufruir de seus bens materiais e econômicos também é caracterizado um tipo de agressão. 

Ageismo ou idadismo

O termo vem do inglês “ageism” e é o nome que se dá à discriminação de quem é considerado “demasiado velho para viver”. É um preconceito etário, que desqualifica ou outro simplesmente pelo fato de ser velho. 

Como denunciar maus tratos? 

Existem diversos órgãos responsáveis pelo bem-estar dos idosos aqui no Brasil, tornando a denúncia de maus tratos mais fácil. Confira alguns:

  • O Disque 100 funciona 24 horas por dia, sete dias por semana; 
  • A polícia também pode receber denúncias deste tipo, basta discar 190
  • A #HumanizaRedes é mais voltada à violações que ocorreram online 

Maneiras de combater a violência contra o idoso

Em casos de idosos que se encontram nessa situação de vulnerabilidade, o recomendado  é que passe a ser cuidado por pessoas da família que sejam confiáveis, ou a solicitação de

cuidados profissionais como cuidadores supervisionamos e residenciais para idosos que  sejam  regularizados

 

Comentários

Deixe um Comentário

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

RECEBA EM SEU E-MAIL DICAS E INFORMAÇÕES DOS CUIDADORES

São diversos temas e dicas práticas de grande importância, sem custo algum.