Dúvidas? Ligue para:  11 2476-5134 de 2ª à 6ª das 09:00 às 18:00. (exceto feriados)

Atividades de Psicomotricidade Com o Tema Carnaval

A aplicação de atividades de psicomotricidade são capazes de controlar, ou até mesmo evitar os sintomas de doenças neurológicas, que durante o processo de envelhecimento costumam ser bastante comuns. Isso porque nessa fase da vida o processo natural da perda de neurônios acaba se tornando mais intensa. 

Atividades que estimulam a mente e o corpo costumam ser bastante utilizadas para este fim, pois além de ajudar na saúde, são capazes de contribuir no autoconhecimento do idoso. Sendo assim, é necessário que ele tenha diversas opções de atividades, para que escolha a que mais se identifica. 

Pensando nisso, o mês de fevereiro ofereceu diversas atividades de carnaval para os idosos do Residencial Em Família, começando com muita cor, alegria e diversão. 

Ao som de marchinhas, o grupo usou a criatividade para confeccionar a decoração e os adereços de fantasia para o baile de carnaval. Ao longo do projeto, muitas memórias, lembranças e histórias do passado vieram à tona. Todos aproveitaram muito a festa com os familiares e a equipe. 

Atividades de psicomotricidade

Para que as atividades sirvam como forma de tratamento para os pacientes, é necessário que sejam aplicadas por profissionais com embasamento científico, criativo e pedagógico. Só assim que as tarefas ganham o poder de tratamento. 

Além disso é importante que as propostas ofereçam um leque de variedades. Dessa forma é mais fácil do paciente se identificar com uma atividade que goste. 

As opções são inúmeras, como dança, exercícios físicos, música, teatro, leitura e trabalhos manuais. 

Artesanato

Ao estimular a criatividade, sequência e organização de etapas, o paciente acaba estimulando seus aspectos cognitivos, além de melhorar a auto estima, já que está praticando algo que gosta. 

Segundo uma pesquisa realizada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), idosos que realizam atividades manuais como tricô, corte e costura, trabalhos em madeira e colagem,  geram uma reserva cognitiva maior e, dificilmente apresentam algum problema de demência. 

Exercícios Físicos

A prática de atividades físicas induzem o corpo a formar novos neurônios, por isso é bastante indicada durante a terceira idade. Esse fenômeno é conhecido como neurogênese, responsável por liberar a substância BNDF durante a prática de exercícios. 

Comentários

Deixe um Comentário

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

RECEBA EM SEU E-MAIL DICAS E INFORMAÇÕES DOS CUIDADORES

São diversos temas e dicas práticas de grande importância, sem custo algum.