Um grupo de gerontólogos da USP realizou uma pesquisa que observou a influência positiva quanto à manutenção da capacidade cognitiva em idosos que utilizam jogos eletrônicos, ou seja, a capacidade de obter novos conhecimentos e preservar a memória se mostrou maior em quem possui esses hábitos.

Um total de 124 idosos saudáveis participaram do estudo e foram divididos em dois grupos: treinamento, com 102 pessoas, e controle, com 22 pessoas. Ambos os grupos participaram dos testes de protocolo, que são: questionário sociodemográfico, exame de estado mental, cognitivo, teste de frequência de esquecimento e escalas sobre depressão, ansiedade, satisfação com a vida e aprendizado.

A pesquisa foi feita na cidade de São Caetano do Sul, em São Paulo, um município conhecido pelo alto índice de envelhecimento populacional, o que tem investido mais em políticas públicas de promoção à saúde do idoso, como por exemplo, a Estação Ativamente, que utiliza jogos eletrônicos para levar atividades à terceira idade.

E aí, gostou das nossas dicas? Continue acompanhando o nosso blog e fique por dentro de muito mais dicas como essa!