Dúvidas ou Orçamento? Fale conosco via WhatsApp Estamos 24hr nesse canal

Causas de Depressão em Idosos

De acordo com pesquisas realizadas pelo IBGE, pessoas que estão passando pelo processo de envelhecimento, entre 60 e 64 anos, são maioria quando o assunto é depressão, apresentando uma porcentagem de 11%. Por isso, a atenção dos familiares é fundamental para o diagnóstico.

As causas da doença podem ser inúmeras nessa fase da vida, como as dificuldades relacionadas ao envelhecimento, perda de papel social, limitações motoras, abandono de familiares ou até mesmo histórico antigo de depressão que pode ter sido tratada no passado ou não.

Sintomas de depressão em idosos

Diferente dos jovens, que apresentam os sintomas depressivos por meio do humor e motivação para as atividades diárias, o grupo mais velho expõe esses sintomas por meio de dores corporais, limitações físicas, problemas de memória, insônia e dificuldades para comer.

Sintomas que se não tratados, podem acabar afetando outras áreas da saúde do paciente, causando ainda mais complicações. Por isso, assim que algum desses sintomas forem identificados, um especialista deve ser consultado, já que quanto mais cedo a depressão for diagnosticada, melhor.

Como isso afeta a vida do paciente? 

Além da qualidade de vida, a doença também pode interferir em aspectos físicos, vendo que a presença do problema psicológico pode afastar o idoso das atividades que contribuem para uma boa qualidade de vida, podendo até mesmo causar o aparecimento de outros problemas por conta disso.

Tratamento da depressão em idosos 

Para que o quadro de depressão não se desenvolva é de extrema importância que o idoso tenha constante contato com o mundo externo e pessoas. Isso pode ser realizado por meio de atividades físicas, manuais e qualquer outra que faça com que o paciente se sinta satisfeito e feliz.

Além disso, nenhuma alteração no comportamento habitual da pessoa deve ser considerada normal, ou que esteja ligada ao processo de envelhecimento. Isso pode atrasar a busca por ajuda especializada e consequentemente o tratamento ideal, responsável por trazer o paciente a seu normal rapidamente.

Entre os tratamentos disponíveis estão as terapias biológicas, que incluem medicamentos e intervenções psicossociais, como terapia ocupacional, atividades físicas, cognitivas, psicológicas e sociais.

Hoje algumas casas de repouso já oferecem toda essa assistência em conjunto, com equipe multidisciplinar. Tais intervenções podem acontecer isoladamente ou associadas e são fundamentais para todos os idosos como forma de tratamento e prevenção dos sintomas.

Envelhecimento saudável 

O envelhecimento saudável acontece muito antes da chegada dos 60 anos, como uma prevenção. Durante o processo de envelhecimento se colhe tudo aquilo que foi vivido durante a juventude, por isso é importante que o processo de prevenção se inicie logo cedo, com uma boa alimentação, exercícios e etc.

Comentários

Deixe um Comentário

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Voltar ao topo - Casa de Repouso em familia