Dúvidas? Ligue para:  11 2476-5134 de 2ª à 6ª das 09:00 às 18:00. (exceto feriados)

6 Benefícios Das Atividades Físicas Para Idosos

Fazer atividades físicas é bom para todas as pessoas, em qualquer fase da vida. Crianças, adultos, idosos… Todos têm a ganhar quando mantém uma rotina com exercícios que movimentam o corpo de maneira saudável.

Atualmente, com a grande invasão da tecnologia, podemos ver que existe um grande aumento do sedentarismo que é seguido pelo consumo inadequado e exagerado de alimentos carregados de caloria e vazios em nutrientes. Reflexo disso é a incidência de doenças que aparecem todos os dias, reduzindo a qualidade de vida da população.

É fato que a medicina está evoluindo cada vez mais quando o assunto é tratamento de doenças, entretanto, se é possível ter melhores condições de vida apenas mudando alguns hábitos, por que não tentar?

Pensando nisso, hoje preparamos um post com os 6 benefícios das atividades físicas para os idosos. Você verá como todo o funcionamento do nosso corpo está totalmente ligado aos nossos hábitos.

Benefícios da atividade física para idosos

Já foi confirmado por inúmeros médicos que as atividades físicas trazem sim grandes benefícios ao nosso corpo e mente em todos os seus parâmetros. Se um idoso consegue manter uma rotina diária com exercícios, ele poderá recuperar boa parte de sua capacidade física que foi “roubada” pelo sedentarismo. Confira quais são os principais benefícios:

1) Prevenção de doenças do coração

Realizar atividades físicas podem reduzir em pelo menos 50% as chances de um idoso falecer por doenças cardiovasculares, uma vez que o hábito melhora a circulação do sangue, reduz a pressão das artérias e consequentemente aumenta a taxa do que é chamado de colesterol bom, o que torna o coração muito mais saudável.

2) Prevenção da diabetes

Prevenir a diabetes também é um dos benefícios das atividades físicas para os idosos. Para quem já sofre da doença, há uma grande melhora do quadro.

Quando se realiza atividades físicas, os níveis de açúcar que correm em nossa corrente sanguínea são mais controlados, além disso, se o idoso tiver redução de peso, as células musculares irão reagir melhor à insulina e absorver o açúcar em excesso em seu sangue.

3) Sono

As atividades físicas realizadas na terceira idade possuem um papel muito importante quando o assunto é prevenção e tratamento das doenças que estão ligadas ao sono. Praticar exercícios regula o sono e combate um problema muito comum nos idosos, a insônia.

4) Combate à obesidade

Por conta dos atos sedentários e consumo errado de alimentos, hoje em dia existem inúmeros idosos que sofrem de obesidade. Ao realizar atividades físicas, o metabolismo aumenta e o consumo de gorduras realizado pelo próprio corpo é acelerado, ajudando na redução de peso.

5) Combate o câncer

Hoje em dia existem diversos estudos que relatam o quão importante são as atividades físicas para o combate ao câncer. Esses benefícios estão ligados à imunidade, equilíbrio energético e hormonal que os exercícios trazem.

6) Mente

Não é só o corpo que tem benefícios não, a mente também ganha. Realizar atividades físicas mantém a mente em dia, garantindo seu bom funcionamento, além de determinar o comportamento, os pensamentos e a percepção do idoso sobre o mundo e a si mesmo.

Comentários

Deixe um Comentário

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

RECEBA EM SEU E-MAIL DICAS E INFORMAÇÕES DOS CUIDADORES

São diversos temas e dicas práticas de grande importância, sem custo algum.