Dúvidas? Ligue para:  11 2476-5134 de 2ª à 6ª das 09:00 às 18:00. (exceto feriados)

Coronavírus: Orientações para Cuidadores Domiciliares

Segundo orientações da Organização Mundial de Saúde, é de extrema importância que os idosos e portadores de doenças como diabetes e hipertensão cumpram a quarentena do Coronavírus rigorosamente por serem parte do grupo de risco.  

Recomenda-se evitar ao máximo realizar até atividades essenciais, como ir ao mercado ou farmácia. Também foi orientado que o contato com familiares e pessoas que não moram na mesma residência fosse suspenso, devido ao grande risco de contágio que o contato físico oferece.

Vendo que muitos idosos necessitam dos serviços de um cuidador domiciliar, separamos algumas dicas que ajudam a minimizar riscos e proteger a integridade física do paciente, cuidador e familiares.  

Preparação para se deslocar ao local de trabalho

Separe uma roupa para usar na rua, ou seja, para ir e voltar do seu local de trabalho, e outra para trocar quando adentrar à residência do paciente. Evite misturar as peças que utilizou durante o transporte com as demais. Isso também serve para os sapatos. 

Para reduzir focos de contágio, use cabelo preso e se possível, com touca. Barbas devem ser tiradas e unhas curtas e sem esmalte. Não use adornos como uso de anéis, brincos,piercings, correntes e relógios. 

Transporte e locais públicos

Evite transportes cheios, por isso, procure sempre utilizá-los em horários contrários aos de pico, dando preferência para  aqueles que te dê a oportunidade de ir sem aglomerações. Use máscaras e, se possível, luvas. Coloque e descarte corretamente.

Outra recomendação é dar preferência ao pagamento da passagem utilizando cartão. Caso não seja possível, separe o dinheiro exato, para não precisar pegar no troco. Mantenha o dinheiro sempre separado dos seus outros pertences, pois o vírus também se aloja em moedas e notas.

Uso de EPIS

O Ministério da Saúde está recomendando o uso de máscaras, ainda que de fabricação caseira, em ambientes fechados como lojas, bancos e no transporte público. 

Sempre ressaltando que as descartáveis devem ser utilizadas apenas uma vez, enquanto as caseiras  devem ser reutilizadas somente após lavagem, secagem e passagem a ferro, devendo ser acondicionadas em recipiente fechado.

O álcool 70%, líquido ou em gel, pode ser utilizado para higienização das mãos durante o seu deslocamento. Por isso, se possível, tenha com você um pequeno recipiente, para poder se higienizar com frequência.

Mesmo tomando todos os cuidados e usando máscara de proteção, o distanciamento deve ser respeitado. Procure manter distância de pelo menos um metro de outras pessoas e evite cumprimentar colegas ou conhecidos com abraços ou beijos.

Ao cuidar da pessoa idosa

Quando não estiver realizando tarefas que exijam contato físico, mantenha-se a pelo menos 1 metro de distância da pessoa idosa e, quando precisar realizar tarefas de contato, evite posicionar-se na sua frente. Higienize com frequência todos os itens tocados, como maçanetas, corrimãos, canetas, talheres, controle remoto, eletrônicos e etc. 

Outra orientação é manter as mãos sempre higienizadas, principalmente antes de preparar alimentos. Além de não compartilhar toalhas, talheres, louças e copos com a pessoa idosa.

Comentários

Deixe um Comentário

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

RECEBA EM SEU E-MAIL DICAS E INFORMAÇÕES DOS CUIDADORES

São diversos temas e dicas práticas de grande importância, sem custo algum.