Dúvidas? Ligue para:  11 2476-5134 de 2ª à 6ª das 09:00 às 18:00. (exceto feriados)

Dicas para motivar a autoestima dos idosos

Sem dúvida alguma a autoestima é uma das nossas maiores conquistas durante a vida. Sem ela, nós criticamos nossas limitações, damos ênfase em nossos defeitos e questionamos nossa personalidade a todo momento. Envelhecer assim pode tornar a jornada ainda mais difícil, além de trazer à tona problemas de depressão, isolamento social, frustrações, etc. Amor próprio e autoestima são fundamentais para manter a saúde e o bem-estar do idoso, por isso, hoje nós do Residencial para Idosos – Em Família, separamos algumas dicas de como motivar a autoestima dos idosos, de forma que ele se sinta valorizado, útil, e principalmente, amado. Confira:

Evite o isolamento

A aposentadoria e falta de uma rotina a ser seguida, traz desmotivação para o idoso, pois ele fica sem saber o que fazer, uma vez que agora tem muito tempo de sobra e poucos compromissos. Isso gera uma tendência ao isolamento do convívio social. A depressão é o sintoma mais comum desse quadro, que diminui drasticamente a disposição para atividades do cotidiano. Para reverter isso, procure entender as vontades do idoso e estabeleça algumas metas que podem ser cumpridas, por exemplo: se inscrever em um curso de pintura, dança, aprender a tocar algum instrumento, artesanato, culinária, etc. Além de exercitar a mente, estas serão grandes oportunidades para conhecer novas pessoas, ouvir histórias, compartilhar conhecimento, fazer novos amigos, etc.

Cuide da aparência

Ser vaidoso não é só coisa de jovem, é preciso saber lidar com o envelhecimento, entender que é um processo natural e continuar amando seu corpo e sua aparência, isso certamente é fundamental para uma boa autoestima. Estimule os cuidados básicos de higiene e aparência. Por mais que cada um tenha sua personalidade, nunca é demais usar um perfume, um batom ou uma roupa nova. Essas pequenas coisas podem ajudar o idoso a ter vontade de se cuidar mais, e sentir-se valorizado. Não se esqueça também de elogiá-lo sempre. Isso é importante. Gostou do nosso post? Continue acompanhando blog da nossa Casa de Repouso e fique por dentro das melhores dicas para cuidar dos idosos da melhor forma.

Comentários

Deixe um Comentário

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

RECEBA EM SEU E-MAIL DICAS E INFORMAÇÕES DOS CUIDADORES

São diversos temas e dicas práticas de grande importância, sem custo algum.