Dúvidas? Ligue para:  11 2476-5134 de 2ª à 6ª das 09:00 às 18:00. (exceto feriados)

5 Benefícios Que o Contato Com a Natureza Oferece Aos Idosos

Não é mais novidade que o contato com a natureza é capaz de beneficiar a saúde de diversas formas em qualquer fase da vida. E durante o processo de envelhecimento essas atividades tem se mostrado coringas para saúde física, cognitiva e emocional, trazendo equilíbrio na busca de qualidade de vida

Veja 5 motivos pela qual a natureza pode ser fundamental para a saúde durante a terceira idade. 

Fonte de Vitamina D

O contato com a natureza inclui a exposição ao sol,que é uma excelente fonte de vitamina D. Sua ação no corpo melhora a absorção do cálcio, responsável pelo fortalecimento dos ossos e, também na redução de doenças como diabetes, câncer, acidentes vasculares cerebrais e doenças cardíacas. 

Momento de pausa

A sobrecarga das atividades diárias podem nos levar a desencadear quadros de estresse devido às grandes cargas de preocupações. 

Para quem gosta do contato com a natureza, organizar caminhadas ao ar livre, cuidar de hortas e interagir com animais e etc. pode  promover uma pausa na rotina, contribuindo para um momento de tranquilidade e relaxamento. 

Melhorias na concentração

Segundo uma pesquisa realizada pela Universidade de Wisconsin, nos Estados Unidos, foi comprovado que o contato com a natureza sem a interferência da tecnologia é capaz de melhorar a concentração, já que é capaz de deixar o stress e os problemas em segundo plano. 

Além disso, interagir com elementos naturais desperta aspectos sensoriais que, associados à realização de tarefas planejadas (como organizar a sequência de uma construção e cuidados de horta), são excelentes exercícios cognitivos. 

Auxílio para os problemas do dia a dia

Mesmo quando estamos em um estado de relaxamento, nosso cérebro não para de trabalhar. 

Sendo assim, quando entramos em contato com a natureza a mente entra em um estado chamado de rede neural, que promove momentos de desenvolvimento e compreensão, nos ajudando a entender mais sobre nossas próprias identidades. 

Boa pressão arterial

O ar fresco da natureza promove uma respiração com maior qualidade, visto que nas grandes cidades, os níveis de poluição são altos, fazendo com que o corpo sinta uma necessidade de receber mais oxigênio. 

Além disso, quando realizamos atividades sob essas condições o corpo acaba promovendo uma quantidade maior de batimentos cardíacos, levando ao aumento da pressão arterial, fator prejudicial à saúde. 

Resgatando memórias

Organizar uma rotina que contemple momentos com a natureza é ter a possibilidade de resgatar algum momento marcante da sua vida. Tal como cultivar algum tempero tradicional na culinária familiar, caminhar em lugares que remetem a brincadeiras da infância, ou até fazer artesanatos com elementos coletados na natureza. 

Oxigenação 

O ar fresco da natureza promove uma respiração com maior qualidade, visto que nas grandes cidades, os níveis de poluição são altos. 

E isso reflete em nossa qualidade de vida, pois evita problemas respiratórios, que geralmente acometem quem mora em grandes centros urbanos. O ar fresco garante um ambiente limpo e agradável, beneficiando a nossa saúde.

Comentários

Deixe um Comentário

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

RECEBA EM SEU E-MAIL DICAS E INFORMAÇÕES DOS CUIDADORES

São diversos temas e dicas práticas de grande importância, sem custo algum.