Dúvidas ou Orçamento? Fale conosco via WhatsApp Estamos 24hr nesse canal

Coronavírus: Cortina do Abraço Permite Proximidade Durante o Isolamento Social

A pandemia do Coronavírus chegou ao Brasil causando muitos desafios a população. Por medo do contágio, muitas famílias respeitam o distanciamento social dos idosos como forma de protegê-los. Porém foram forçadas a conhecer a dor da saudade.

Isso ocorre principalmente com idosos frágeis, visto que fazem parte do grupo de risco da doença e precisam conciliar cuidados clínicos com a proteção do Covid-19.

Pensando nisso, o Residencial Em Família, adotou diversos protocolos de cuidados ainda no início da pandemia, a fim de proteger seus pacientes do contágio. Dentre as mudanças adotadas, as visitas foram bloqueadas e adaptadas para videochamadas e visitas pela janela de vidro.

Segundo a Terapeuta Ocupacional do residencial, Mayara Martins, a afetividade é um ingrediente fundamental para o bem-estar do idoso. “Ela é uma facilitadora de memória e oferece resultados positivos no estado clínico dos pacientes”.

Levando tais evidências em consideração, os profissionais do Em Família buscaram por estratégias, que pudessem proporcionar a afetividade com os entes queridos, de forma segura.

Cortina do abraço

O projeto partiu da iniciativa do empresário Bruno Zani em parceria com nossa Terapeuta Ocupacional Mayara Martins. O objetivo é promover de forma segura a  aproximação dos familiares a seus entes queridos, e assim fortalecer a todos para o enfrentamento da pandemia.

Consiste em uma cortina de plástico, com três alturas para “encaixar” os braços. Desta forma, cadeirantes, crianças e pessoas de alta estatura aproveitam a estrutura. Possibilitando sentir a pessoa que está do outro lado, sem o contato da pele, impedindo que o vírus seja transmitido.

Além disso, a cortina é higienizada antes do uso de cada familiar, e cada usuário coloca proteção extra de luvas e mangas descartáveis.

Vivian Maluf de Carvalho, não via sua mãe, Dona Hercília, há três meses e conta que, quando recebeu a notícia da ação, ficou muito emocionada em saber que poderia reencontrá-la novamente. “Trabalho lindo e humano”, completou ela.

Esse é apenas um dos encontros emocionantes que estão sendo proporcionados aos pacientes do Residencial.

Protocolo de Proteção 

Desde março, início da pandemia do Coronavírus no Brasil, o Residencial Em Família adotou protocolos rígidos de proteção, com foco total em proteger os pacientes do Covid- 19.

Além de treinamentos, o número de funcionários transitando pelo local durante esses dias foi diminuída para evitar rotatividade na instituição. E aqueles que permaneceram, estão cumprindo todas as medidas, como:

  • Antes dos colaboradores começarem a jornada de trabalho, é realizada uma triagem a fim de checar se o funcionário está com os sintomas da doença;
  • Após passar pela cabine de sanitização, é feita troca total de roupa; 
  • Higienização completa das mãos constantemente durante toda jornada de trabalho;
  • Aumento dos dispensers de álcool gel;
  • Uso constante de EPI como máscaras N95, Face Shield e aventais descartáveis;
  • Aumento da frequência de higienização de locais onde há maior manipulação como maçanetas, corrimões, eletrônicos, elevadores e dispensers;
  • Equipe de sanitização para maior assepsia dos ambientes.
 

Comentários

Deixe um Comentário

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Voltar ao topo - Casa de Repouso em familia