Dúvidas ou Orçamento? Fale conosco via WhatsApp Estamos 24hr nesse canal

Gerontofobia, você tem?

Conheça o que é o medo de envelhecer e suas consequências psicossociais.

A gerontofobia nada mais é do que o medo excessivo de envelhecer e ter aversão a tudo o que tiver relação à terceira idade. Pessoas que tem esse problema, geralmente buscam métodos e terapias antienvelhecimento de forma compulsiva a fim de alterar os aspectos biológicos e retardar o processo.

Em alguns casos, quando a pessoa já é idosa, ela simplesmente se recusa a usufruir de direitos direcionados aos idosos, como o transporte gratuito, fila preferencial e consulta com especialistas em saúde dos idosos, além disso, evita amizades com pessoas da mesma faixa etária e acredita que somente os outros envelhecem.

Geralmente a causa dessa patologia se dá por conta da falta de informações psicológicas e educativas a respeito do que é envelhecer, suas mudanças e características. Muitas dessas pessoas não tiveram acesso a esse tipo de informação quando mais novos e isso resulta na não aceitação. Entretanto, existem pessoas que desencadeiam esse transtorno por conta de experiências negativas vivenciadas na relação da sociedade com os idosos que muitas vezes são tratados com preconceitos e rotulados como pessoas inválidas, rabugentas, deprimidos e frágeis.

Os casos de gerontofobia geralmente ocorrem por volta dos 50 até os 60 anos de idade, que é o momento onde o indivíduo passa a poder usufruir dos direitos dos idosos, como a aposentadoria, por exemplo.

As consequências são várias, na grande maioria dos casos de pessoas acometidas pela doença, as mesmas apresentam quadros depressivos, ansiedade, baixa autoestima, isolamento, negativismo e ira. O que desenvolve problemas de saúde e doenças crônicas.

Para tratamento é indicado terapias individuais e em grupo com profissionais capacitados e especializados no cuidado com idosos. Geralmente há também o acompanhamento médico com geriatras de maneira que a pessoa aprenda a conhecer seu corpo e suas respectivas mudanças fisiológicas.

Se você sofre desse problema ou conhece alguém que está passando por esse processo, conte com a Casa de Repouso Residencial em Família. Nós contamos com profissionais especialistas no assunto, que oferecem tratamentos eficazes juntamente com  uma equipe multidisciplinar que cuida de cada hóspede de forma única e especial. Entre em contato conosco e saiba mais.

Comentários

Deixe um Comentário

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Voltar ao topo - Casa de Repouso em familia