Muitas pessoas sentem dores nas costas com frequência, sejam elas causadas por algum mal jeito ou dores cronicas que a perseguem há algum tempo. Antes de tudo, é necessário verificar o que está gerando essas dores para depois sanar e tratar-lá para que elas não voltem.

Nossa estrutura corporal sofre diante do esforço em excesso ou incorreto, má postura, além do crescente sedentarismo típico dos tempos atuais. Vira e mexe, portanto, aparece o incômodo da dor nas costas.

8 Dicas para dor nas costas

Veja abaixo algumas dicas que podem ajudar a melhorar as dores nas costas:

Compressas quentes

Calor é benéfico para as costas. Faça compressas quentes com chá de alecrim ou tomilho. Se preferir, pode usar saquinhos de sementes aquecidos.

Banhos quentes

Banhos quentes com óleo de alecrim ou extrato de tomilho, seguidos de massagem com óleo de rosas em temperatura ambiente, também aliviam a dor.

Banho em fontes termais quentes também faz bem.

Suplementação de minerais

As dores, não somente costas, mas no corpo todo pode ser falta de minerais também, e é sempre bom fazer uma dieta balanceada para equilibrar os minerais em nosso organismo. Comprar um suplemento de minerais pode ajudar a fazer a manutenção no nosso organismo e manter uma estrutura óssea mais firme. Suplementos de colágeno também é eficaz no tratamento de dores.

Massagem com erva cidreira

Massageie as costas com erva-cidreira. Deixe 200g de folhas frescas da erva mergulhadas em 1 litro de álcool a 60%, em recipiente bem fechado e guardado em local quente por 10 dias. Coe e dilua em água na proporção de 4 para 1.

Massagem com erva de-são-joão

Massagem com óleo de erva-de-são-joão também resolve. Peça a alguém que esfregue um pouco do óleo entre as mãos e massageie as costas com delicadeza.

Compressa de trigo

Compressa de trigo quente é outra opção. Cozinhe 1 kg de grãos de trigo até que amoleçam, coloque em um saquinho de linho e deixe agir por 15 minutos sobre as costas.

Exercícios

Um exercício leve, como: caminhar, andar de bicicleta ou nadar em ritmo moderado, por exemplo, atenua a dor nas costas.

Ajuda com travesseiro

Coloque um travesseiro alto ou uma almofada entre as pernas, deixando a coxa posicionada para cima e quase reta. Faça um ângulo de 90 graus com o joelho.

Lembrando que essas dicas é para você amenizar as dores, nenhum tratamento substitui a recomendação de ir ao médico.