Ter o hábito de realizar o exercício da leitura e da escrita é essencial para manter o cérebro ativo. Normalmente existem campanhas de incentivo a essas práticas, e costumam ser direcionadas para jovens e crianças, mas há outros grupos na sociedade se beneficiando. A importância da leitura para idosos tem contribuído para evitar ou retardar, o surgimento ou progressão de doenças neurológicas degenerativas.

Um livro costuma ser um excelente companheiro, se realizado este exercício diariamente, auxiliando na saúde física e emocional na terceira idade. Diversos estudos comprovam que o treino do raciocínio indutivo é importante na manutenção da saúde mental e de outras funções no cérebro, inclusive, diminuindo os efeitos negativos do envelhecimento.

Além da leitura manter a mente ativa, por meio de estímulos constantes, o idoso estará assimilando novos conhecimentos, pois estará interagindo com a história e se torna um combustível inesgotável para a imaginação. Assim, o funcionamento do cérebro irá proteger do declínio cognitivo, porque mesmo em idade avançada novos neurônios se renovam.

Outro fator relevante está associado ao vocabulário, possibilitando melhores condições de expressão e uma comunicação mais clara. Além de aprender sobre lugares, culturas, costumes e curiosidades que sempre teve ou sonhou, permite uma melhor compreensão do nosso ambiente e das pessoas ao nosso redor.

Por esta razão, é de extrema importância, quando um ente querido ou pessoa próxima à você se aproximar da terceira idade, estimulá-los a se manterem ativos. Além da leitura, outros caminhos são: assistir filmes, frequentar as mais diversas exposições, grupos de dança e até mesmo, cantos, nunca é tarde para aprender e viver novas experiências.

O que Ler?

Mas o que um idoso deve ler? Por onde começar se ainda não é um costume frequente? Fique tranquilo. Abaixo, iremos recomendar alguns livros para estimular esse hábito. Mesmo que não pareça, existem vários tipos de literatura e, com certeza, iremos encontrar algo que esteja adequado na nossa realidade.

como-transformar-a-terceira-idade-na-melhor-idade

Como Transformar a Terceira Idade na Melhor Idade: Capa do Livro

Como Transformar a Terceira Idade na Melhor Idade

Escrito pelo Dr. Luiz Freitag, geriatra especialista pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, o livro apresenta inúmeros ensinamentos para aproveitar melhor essa fase da vida. Partindo de uma abordagem médica especializada e, sobretudo, humana, ainda é possível colher frutos nesse importante estágio da vida.

 

 

 

 

conversas-e-memorias-narrativas-do-envelhecer

Conversar e Memórias – Narrativas do Envelhecer: Capa do livro

Conversar e Memórias – Narrativas do Envelhecer

Realizado por Gonçalo Luiz de Melo e Adriana Rodrigues Domingues, o livro aborda diversas histórias relatadas por idosos de grupos comunitários da capital paulista. Por meio de depoimentos dos idosos convidados, histórias são expostas para possibilitar uma reflexão sobre as suas trajetórias e enxergar novos significados em suas vidas.

 

 

 

para-sempre-alice

Para Sempre Alice: Capa do Livro

Para Sempre Alice

Escrito por Lisa Genova, PhD em neurociência pela Universidade de Havard, é um romance de ficção e, inclusive, já foi adaptado para o cinema “Para Sempre Alice”. O livro aborda um tema delicado relacionado a uma comovente história de aceitação, após Alice ser diagnosticado com mal de Alzheimer aos cinquenta anos, a doença abala a rotina da professora e pesquisadora (conhecida como a mente mais afiada de Harvard) e cada vez mais dificuldades em meio ao caos do esquecimento.

 

 

uma-licao-de-vida

Uma Lição de Vida: Capa do Livro

Uma Lição de Vida

Baseado em fatos reais, um queniano de 84 anos, determinado em conseguir uma vaga na escola primária para aprender a ler e escrever. Para se dedicar aos estudos, ele terá que se juntar a crianças de seis anos de idade e tem como grande aliada, a professora para ajudá-lo nessa nova empreitada.

 

 

 

Depois de todos esses benefícios apresentados e dicas incríveis de livros para terceira idade, agora, você não tem mais desculpas para deixar de praticar a leitura. E digo mais, a leitura deste post já é um excelente começo. Boa Leitura, sempre!