Dúvidas? Ligue para:  11 2476-5134 de 2ª à 6ª das 09:00 às 18:00. (exceto feriados)

Como estimular a memória de portadores de Alzheimer

Um dos primeiros sintomas do Alzheimer é a perda de memória. É nesse momento que o paciente e a família se dão conta da gravidade da doença, o desespero toma conta de todos e ninguém sabe o que fazer. Será que existe alguma forma de pelo menos diminuir a progressão da doença e ajudar seu ente querido?

A estimulação cognitiva é uma boa pedida. Segundo especialistas, este estímulo é importante tanto para treinar as funções cerebrais que se perderam como também para controlar outros sintomas decorrentes da doença, o que consequentemente ajuda, e muito, o paciente a ter uma melhor qualidade de vida mesmo com as limitações causadas pela doença.

O ideal mesmo é que essa tarefa seja feita antes que as síndromes de demências apareçam, como uma prevenção mesmo. Há quem faça isso após o aparecimento dos sintomas, mas fazendo isso previamente já evita que o paciente perca muita coisa.

Vale lembrar que este tratamento deve ser feito em conjunto com outras áreas da saúde, como a fisioterapia, psicologia, farmácia, nutrição, etc. Todos esses profissionais juntos podem promover uma eficácia enorme no tratamento e melhora dos sintomas. O amor e a dedicação da família também são de extrema importância. Por isso, se você tem um familiar com esta doença, trate-o com muito amor, dedicação e cuidado para que sua qualidade de vida seja cada vez melhor.

Comentários

  1. Minha mãe tem 73anos tem Alzheimer eu cuido dela à três anos é nove meses ,mais percebi que tinha algo dês de dois mil e oito . não e fácil primeiro a família não querer admitir meu irmão chegou fala que a doente erra eu. Maís difícil que a doença e o desprezo tdos sê afasta ?a minha angústia não e cuidar da minha mãe é sim ver as mesmas pessoas ao qual ela sê dedicou tanto, é hoje parece que ela nunca existiu ?e mto desgaste está situação..

Deixe um Comentário

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

RECEBA EM SEU E-MAIL DICAS E INFORMAÇÕES DOS CUIDADORES

São diversos temas e dicas práticas de grande importância, sem custo algum.