Ter uma vida longa e saudável envolve muitos fatores, dentre eles os principais são: alimentação adequada e prática regular de exercícios físicos. Tais regras devem ser levadas em conta não apenas durante a terceira idade, mas sim em todas as idades.

O fato é que, ao chegarmos a uma idade mais avançada, nosso corpo sofre um grande desgaste e perde toda aquela agilidade e pique para fazer caminhadas e exercícios, afinal, os ossos já estão bem fraquinhos, a respiração não está 100%, tão pouco a disposição.

Mas, como já dito anteriormente, fazer atividade física é essencial, ainda mais para quem busca um envelhecimento com saúde e qualidade de vida. Aí você me pergunta: como é possível fazer exercícios quando estou com o sistema de coordenação e a agilidade afetadas por causa da idade? A resposta é simples: faça em casa.

Nada disso significa que você deve frequentar uma academia, ir correr na rua, jogar futebol aos domingos com a galera jovem… na na ni na não! Fazendo exercícios pelo menos 5 vezes por semana, com cargas leves e moderadas é o suficiente para dar um empurrãozinho para uma vida mais saudável.

Por isso, confira abaixo alguns exercícios caseiros que podem ser praticados pelos mais velhos em sua própria residência, lembrando que: é importante consultar um profissional da medicina antes, a fim de fazer uma avaliação prévia para saber quais exercícios são os mais indicados, afinal, cada um tem seus limites.

Vamos lá?

Exercício 1: Supino horizontal
Materiais necessários: cabo de vassoura, caneleiras (opcional)
Como fazer: Deite-se de barriga para cima, segure o cabo com as mãos bem afastadas e desça-o até a linha do peitoral, logo em seguida estenda o cotovelo novamente.
Faça 3 séries de 12 repetições e um descanso de até um minuto entre elas. Caso deseje aumentar a carga, coloque caneleiras de 1 ou 2kg nas pontas do cabo.

Exercício 2: Panturrilha
Materiais necessários: step ou degrau
Como fazer: Em pé, realize flexões plantar, ou seja, fique na ponta dos pés e retorne a posição inicial. Ao utilizar um step, a amplitude e o grau de dificuldade são maiores. Faça 3 séries de 12 repetições e um descanso de até um minuto entre elas.

Exercício 3: Flexão de joelhos
Materiais necessários: Caneleiras
Como fazer: Apoie as mãos na parede, e em pé flexione a perna direita fazendo com que o calcanhar se aproxime do glúteo, após fazer as 12 repetições, faça o mesmo com a outra perna. Não se esqueça de manter o quadril estável e movimentar apenas com a articulação do joelho.

Exercício 4: Rosca direta
Materiais necessários: Halteres (01, 02 ou 03kg)
Como fazer: Em pé, deixe os joelhos semiflexionados e segure os halteres com os braços estendidos, flexione os cotovelos trazendo-os em direção aos ombros. Faça 3 séries de 12 repetições e um descanso de até um minuto entre elas.

E aí, gostou das nossas dicas?
O que acha de começar a ser mais saudável hoje mesmo? Continue acompanhando nosso blog e confira dicas de saúde e alimentação para os idosos.