Dúvidas? Ligue para:  11 2476-5134 de 2ª à 6ª das 09:00 às 18:00. (exceto feriados)

Expressão Corporal e Psicomotricidade Auxilia na Saúde de Idosos

Trabalhar a expressão corporal do idoso é fundamental para a melhora das relações pessoais e interpessoais. Isso porque esse trabalho pode ser realizado por meio da dança, canto, jogos teatrais, atividades de expressão corporal, alongamentos, contato com materiais (bolas, tecidos, texturas) e etc.

Além disso, o trabalho com a linguagem corporal nos idosos contribui significativamente para o autoconhecimento, um envelhecimento saudável, a valorização da autoestima, o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, a prevenção do isolamento social e construção de espaços e projetos de saúde.

O que é expressão corporal?

Por meio de movimentos, a expressão corporal manifesta sentimentos e sensações internas. Essa linguagem pode ser expressada pelo nosso corpo por meio da voz, som, ritmo, gestos, postura, movimento, espaço e tempo.

Dança

A dança faz bem para qualquer pessoa, mas se mostra mais eficiente em pessoas da terceira idade. A atividade física, além de oferecer benefícios para o corpo, também é capaz de contribuir nas saúdes psíquicas, biológicas e sociais, gerando independência funcional por meio da manutenção de força muscular. 

Por ser realizada em grupos, a dança também promove a integração dos idosos, que muitas vezes se sentem sozinhos e sem companhia, contribuindo para a diminuição de depressão nessa fase da vida.

Para aqueles com problemas de mobilidade, é possível que a atividade seja realizada sentada e de forma lenta. Geralmente os movimentos são mais simples e as coreografias mais curtas, podendo ser adaptadas às limitações de cada um, possibilitando a participação até mesmo de cadeirantes.

Alongamento

Com a chegada da terceira idade, a tendência é que os músculos diminuem e comprometam a flexibilidade, além de gerar limitação articular, além da perda do equilíbrio, coordenação motora e força muscular.

A prática regular de alongamentos proporciona ao idoso aumento de flexibilidade, articulação, redução de tensões musculares, previne lesões e ajuda na redução da perda de flexibilidade devido a idade. 

Além disso, é responsável por ativar a circulação, da autonomia e bem- estar ao idoso, promovendo mais disposição para as atividades do dia-a-dia.

Os estímulos gerados por essas atividades são capazes de melhorar o raciocínio e memória dos idosos. Além de reduzir o estresse e ansiedade, melhorando a qualidade de vida desse grupo.

Comentários

Deixe um Comentário

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

RECEBA EM SEU E-MAIL DICAS E INFORMAÇÕES DOS CUIDADORES

São diversos temas e dicas práticas de grande importância, sem custo algum.