O método Pilates trata-se de uma atividade física que possui seis princípios básicos: a respiração, a concentração, o controle, o alinhamento, a centralização e a integração dos movimentos. Quando todos esses itens são bem executados e equilibrados, não oferecem perigo às articulações, os ligamentos e a musculatura.

Geralmente vista como uma modalidade voltada ao público jovem, o Pilates trabalha a consciência de postura, integrando corpo e mente. Para os idosos, o método é essencial na busca pela qualidade de vida e na ajuda da autoconfiança. Além disso, eles aprendem mais sobre a filosofia, e suas necessidades são tratadas de forma especial.

Sem falar nos benefícios para o corpo: a postura melhora, a resistência física e mental aumenta, as tensões são aliviadas e a coordenação motora se estabiliza, o que ajuda a evitar quedas e estimula o sistema circulatório, fortalecendo órgãos internos e a oxigenação do sangue.

Em entrevista ao site de notícias Terra, a fisioterapeuta Paula Gissoni ressalta: “É importante fazer o idoso se sentir útil, trabalhar o cérebro e os músculos. Ele não pode ficar parado, estagnado em frente ao televisor, pois assim as suas limitações só irão aumentar e piorar. Sempre encoraje e dê ênfase aos progressos dele, pois isso é um fator motivacional muito legal e importante”.

Vale ressaltar que antes de praticar qualquer atividade física é importante que o fisioterapeuta saiba se o paciente possui ou não alguma restrição. Para isso faz-se necessário a consulta a um médico previamente, no qual o mesmo irá anotar qualquer restrição que o idoso possa ter.

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