Dúvidas? Ligue para:  11 2476-5134 de 2ª à 6ª das 09:00 às 18:00. (exceto feriados)

4 Hábitos Saudáveis Que Ajudam a Prevenir o Câncer

O câncer é uma doença que afeta milhões de pessoas todos os anos, porém, de acordo com especialistas em saúde, ter certos hábitos saudáveis na rotina pode sim ajudar a preveni-lo.

Portanto, se você quer saber mais sobre estes hábitos, não deixe de conferir este artigo até o final e claro, coloque-os em prática em sua rotina para conseguir os resultados e assim ter uma vida melhor.

Afinal, é melhor prevenir do que remediar!

Principais hábitos saudáveis para ajudar a prevenir o câncer

1. Ter uma alimentação saudável

“Você é o que você come”, provavelmente você já ouviu essa frase alguma vez em sua vida, certo? E a verdade é que ela está mais do que certa!

Afinal, nós precisamos comer direito para ter uma vida melhor, ou seja, mais saudável. Sendo assim, é importante consumirmos frutas, verduras, legumes, vegetais, hortaliças, cereais, grãos e evitarmos alimentos industrializados, gordurosos, defumados e com muitos conservantes.

Além disso, não consuma açúcar e sal em excesso, e procure manter-se hidratado diariamente, inclusive, investir em purificadores de água para a sua casa é uma ótima maneira de ingerir esse líquido de maneira pura, sem nenhuma outra substância dissolvida.

Especialistas recomendam a ingestão de pelo menos 2,5L de água diários.

E ah! Evite ingerir bebidas alcoólicas em excesso também, pois elas podem aumentar o risco de cânceres como o de esôfago, faringe e intestino.

2. Fazer exercícios regularmente

O sedentarismo é um dos fatores associado ao câncer, por isso, é de extrema importância que você se exercite com regularidade, isto é, pelo menos 3 vezes por semana e por pelo menos 30 minutos diários.

Dessa forma, você estará fortalecendo e protegendo o seu organismo, e estará contribuindo para manter o seu peso corporal adequado.

E a boa notícia é que há diversos exercícios para você fazer, basta escolher aquele que mais lhe agrada.

Por exemplo, a caminhada e andar de bicicleta são atividades físicas que muitas pessoas que estão na melhor idade gostam de praticar, pois são fáceis e podem ser feitas acompanhadas, sendo ótima também para a sociabilidade.

3. Utilizar protetor solar

O câncer de pele é um dos tipos mais frequentes no Brasil, sendo assim, é de suma importância que, ao sair de casa (principalmente para pessoas idosas) seja feito o uso de protetor solar e também de chapéus/bonés para proteger a pele.

Além disso, é recomendado evitar exposição ao sol entre às 10h e às 16h, pois durante este período os raios ultravioletas estão mais fortes e estes são os causadores de tumores malignos na pele.

4. Fazer exames

A realização de exames é fundamental para saber como está a sua saúde e deve ser feita periodicamente (ainda mais se há casos de pessoas na sua família que já tiveram câncer).

Além do mais, caso haja um diagnóstico positivo para câncer, se descoberto no início, as chances de cura são muito maiores.

Portanto, coloque em prática este hábitos saudáveis em sua vida: faça exames periodicamente, utilize protetor solar, faça exercícios/atividades físicas, e tenha uma alimentação adequada! Dessa forma, você estará aumentando as chances de prevenção do câncer.

E uma última dica: não fume, pois ao fazer isso você está prejudicando a sua saúde e liberando inúmeras substâncias cancerígenas e tóxicas ao ambiente que está, ou seja, inclusive pessoas que estão próximas podem ser afetadas.

Por isso, não fume e se você já tem esse hábito busque por tratamentos para conseguir pará-lo!

Comentários

Deixe um Comentário

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

RECEBA EM SEU E-MAIL DICAS E INFORMAÇÕES DOS CUIDADORES

São diversos temas e dicas práticas de grande importância, sem custo algum.