Dúvidas? Ligue para:  11 2476-5134 de 2ª à 6ª das 09:00 às 18:00. (exceto feriados)

5 Principais Benefícios do Aparelho Auditivo Para Idosos

Existem muitos benefícios do aparelho auditivo na vida das pessoas. Por exemplo, não são raras as histórias de indivíduos que se emocionam quando finalmente podem ouvir pela primeira vez. No YouTube, inclusive, há diversos vídeos que ilustram isso.

No entanto, os aparelhos auditivos não são úteis apenas para quem nunca ouviu e finalmente pôde vencer essa barreira.

Eles são também muito importantes para quem registra uma queda progressiva da audição com o passar dos anos, como é o caso de muitos idosos.

Para se ter noção, um estudo da Revista Brasileira de Otorrinolaringologia constatou que 6 em cada 10 pessoas acima dos 65 anos registram algum nível de perda de audição.

Portanto, veja a seguir quais são os principais benefícios do aparelho auditivo para idosos!

1. A capacidade de ouvir é um dos maiores benefícios do aparelho auditivo

É uma constatação óbvia, mas um dos principais benefícios do aparelho auditivo é a recuperação da capacidade de ouvir.

Normalmente, não consideramos tanto assim esse tipo de situação quando perdemos a audição aos poucos, com o passar dos anos. Isso porque a perda é tão gradual que nos acostumamos com a situação.

Portanto, parece que a perda não é tão significativa assim.

Quem já usou óculos pela primeira vez depois de anos sem o aparelho sabe como é impactante o choque de finalmente enxergar sem desvios. Com a audição, é exatamente a mesma coisa.

O choque de recuperar a capacidade de ouvir é intenso e somente quem já passou pela situação sabe como é voltar a ter uma audição nítida e definida.

2. A saúde mental é muito favorecida com o aparelho auditivo

Uma das vantagens de usar o aparelho auditivo é o ganho em saúde emocional que recebemos com ele. Muitas pessoas negligenciam um pouco a maneira como os idosos sofrem por causa de algumas limitações.

Por exemplo, a dificuldade em compreender adequadamente o que os outros falam pode levar a pessoa ao isolamento social. Afinal, é difícil manter uma conversa nessas condições. Esse isolamento, por sua vez, pode ser interpretado pela família como algo sem importância, “típico de um idoso”.

No entanto, não é porque a pessoa já está na terceira idade que ela não sente depressão ou apresenta um caso de tristeza profunda. Na verdade, esse tipo de situação pode até despertar crises de saúde física, já que o bem-estar emocional está profundamente ligado com o do organismo.

Portanto, o uso do aparelho auditivo pode ajudar a desenvolver uma boa saúde mental para a pessoa, o que resulta até mesmo em benefícios de saúde física.

E por falar nisso…

3. … um dos benefícios do aparelho auditivo é uma maior expectativa de vida

Você sabia que um estudo da Oxford Journals, publicado em 2013, constatou que idosos com perda auditiva registraram maior taxa de mortalidade do que aqueles que recuperaram a capacidade de ouvir?

Parte dessa mortalidade veio justamente da afetação na saúde mental das pessoas, enquanto outra parte tem a ver com a comunicação comprometida.

Além disso, é comum negligenciarmos o quão importante é a audição para a nossa sobrevivência. Pessoas com perda de audição, de acordo com o estudo, acabavam em situações de perigo (atravessando a rua, por exemplo) muito mais comumente do que aquelas com audição plena.

4. Há menos riscos de Alzheimer e demência com o aparelho auditivo

Outro benefício relacionado à saúde de quem usa aparelhos auditivos está na prevenção de doenças como o Mal de Alzheimer (que afeta 1,2 milhões de pessoas no Brasil) e a demência. De acordo com alguns estudos, há um acréscimo de 27% de chances de ter uma dessas doenças a cada 10 decibéis perdidos por parte da pessoa.

Portanto, usar um aparelho que ajuda a recuperar a audição é uma ferramenta que previne esse tipo de situação.

Ainda não se sabe exatamente porque a perda de capacidade auditiva em quem nasceu com esse sentido desenvolvido aumenta as chances de surgimento de demência. O que se pressupõe, no entanto, é que a perda da audição seja um elemento que estimula a criação de ilusões no cérebro.

5. A maior qualidade de vida é uma das vantagens dos aparelhos auditivos

Além dos  benefícios de saúde tanto física quanto mental, o uso do aparelho auditivo também aumenta a qualidade de vida das pessoas. Afinal, o recurso permite que os usuários possam aproveitar mais a vida.

Como mencionamos, a audição é importante para as relações sociais, especialmente de quem sempre teve o sentido desenvolvido e começa a perdê-lo com o tempo.

Poder apreciar uma boa música, aproveitar todos os detalhes da trilha sonora de um filme, ouvir o riso de um neto ou as conversas no almoço de domingo são pequenos prazeres que fazem toda a diferença na vida das pessoas.

E aí, aprendeu quais são os benefícios do aparelho auditivo para idosos? Então não esqueça de deixar um comentário abaixo com a sua opinião sobre o assunto!

Comentários

Deixe um Comentário

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

RECEBA EM SEU E-MAIL DICAS E INFORMAÇÕES DOS CUIDADORES

São diversos temas e dicas práticas de grande importância, sem custo algum.