Praticar tarefas manuais como o artesanato, proporciona inúmeros benefícios para a saúde dos idosos, deixa a mente mais ativa e melhora a criatividade. 

Quem é que não gosta de uma casinha bem decorada, não é mesmo? Muitas pessoas investem no artesanato para enfeitar a casa com objetos únicos, mas, o que quase ninguém sabe, é que a prática traz inúmeros benefícios para a saúde, principalmente nos idosos, afinal, as técnicas ajudam a deixar a mente mais ativa. 

Uma pesquisa recente feita pela Universidade da Califórnia aponta que as atividades que envolvem o sistema cognitivo são as melhores quando o assunto é exercitar o cérebro e preservar a memória. Entre elas estão: a leitura, a escrita, os jogos e os trabalhos manuais como o artesanato e a pintura. 

Por isso, a prática é recomendada para quem se encontra na terceira idade, principalmente aqueles que já estão perdendo a memória aos poucos. A arte estimula a criatividade, faz o idoso expor suas ideias e melhorar suas aptidões. Além disso, segundo pesquisa realizada pela Faculdade de Medicina da USP, os idosos que fazem tarefas simples como o corte e costura, tricô, trabalhos em madeira ou colagens, estão menos propensos a apresentarem demência. Interessante, né?

Esses tipos de tarefas servem como um recurso terapêutico, pois ativam os canais sensoriais e proporciona o equilíbrio das emoções. Pouca gente sabe, mas as nossas terminações nervosas encontram-se nas pontas dos dedos e ligam-se às mais diversas partes do cérebro, por isso ao realizar trabalhos manualmente a percepção, atenção e funções executivas melhoram. 

O Residencial em Família possui um grupo de terapia ocupacional voltado especialmente à prática dessas atividades. Nossos hóspedes pintam, desenham, escrevem, montam brinquedos, cozinham… Cada semana é dada uma tarefa diferente. Além disso, vale ressaltar que esses exercícios, quando praticados em grupo, estimulam a interação social e evita que nossos queridos idosos se sintam sozinhos ou entediados.

Quer conhecer um pouco mais sobre o nosso trabalho? Entre em contato conosco. Ligue, preencha o formulário ou nos faça uma visita. Será um prazer mostrar à você as coisas maravilhosas que proporcionamos aos nossos idosos a fim de mantê-los bem de saúde e principalmente, bem consigo mesmo.