Dúvidas? Ligue para:  11 2476-5134 de 2ª à 6ª das 09:00 às 18:00. (exceto feriados)

Atividades Terapêuticas e Entretenimentos oferecidos em Residências Sêniors

As atividades terapêuticas e entretenimentos são extremamente importantes para manter ativos mente e corpo, além de proporcionar prazerosos momentos de socialização e vivências de sucesso. Tais são capazes de promover felicidade, melhorando o humor e promovendo melhor qualidade de vida. 

Com os idosos não é diferente. As atividades de lazer são imprescindíveis para manter o idoso ativo e estimulado. 

Quando trata-se de idosos frágeis, recomenda-se atividades terapêuticas conduzidas por profissionais capacitados para identificar necessidades de tratamentos, potencialidades e demandas de adaptações para ter funcionalidade.  Cognição, coordenação motora, e socialização costumam ser os principais focos nas terapias. 

Mas o que poucas pessoas sabem, é que essas atividades são tão boas a ponto de prevenir problemas de saúde que acometem  o envelhecimento. Por isso, quanto antes exercitar cérebro e corpo, e melhor for sua rede social, maiores as reservas de saúde para um bom envelhecer. 

Os lares de idosos pelo mundo todo estão cada vez mais preocupadas com esse tipo de benefício para o idoso. Percebeu-se que mais que um espaço para morar, os idosos aproveitam muito as atividades de tratamento e entretenimento, e que tais trazem ganhos positivos inclusive para saúde clínica.

Vele sempre lembrar que cada idoso tem preferências, gostos e história de vida que deve ser levada em consideração no momento de escolher quais atividades ele participará. 

A ajuda de profissionais especializados em gerontologia pode ser imprescindível para que tais atividades sejam oferecidas de forma adequada, evitando frustrações. 

Conheça algumas delas:

Musicoterapia

A música como tratamento deve ser ministrada por um Musicoterapeuta (profissional que cursou Musicoterapia). Funciona de forma preventiva e reparadora, uma vez que possibilita a demonstração e expressão de sentimentos, criatividade, relaxamento, resgate de memórias, aprendizagem, Estimulação Cognitiva e socialização. 

Jogos

Além de divertidos, são excelentes  para estimular o raciocínio lógico, atenção, concentração e socialização. Há uma grande variedade de jogos, e podem ser escolhidos de acordo com a preferência, nível de dificuldade, adaptações necessárias e objetivos a serem trabalhados. 

Este é um tipo de atividade que incentiva o idoso a se manter sempre atento a cada detalhe e perseverante de que irá conseguir terminar todo o jogo.

Artesanato

Seja decorando objetos, pintando, desenhando ou criando escultura, as atividades artesanais são ótimas em qualquer fase da vida, inclusive no envelhecimento.

Aprender novas técnicas e materiais, compartilhar conhecimentos e perceber-se produtivo são ótimas possibilidades que o artesanato pode proporcionar. 

Em terapias é comum serem usados de forma direcionada por Arteterapeutas e Terapeutas Ocupacionais como recurso terapêutico, de acordo com a necessidade de cada paciente. 

Culinária

Com aulas de culinária, os idosos podem exercitar a memória, planejamento, a atenção e os sentidos. 

Se a atividade é feita em grupo, ela também estimula a criação de novos laços afetivos, trocas de receitas e ajudar uns aos outros a executarem sua tarefa. 

Todas essas atividades e muitas outras são trunfos para promover um melhor processo de envelhecimento.

Comentários

Deixe um Comentário

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

RECEBA EM SEU E-MAIL DICAS E INFORMAÇÕES DOS CUIDADORES

São diversos temas e dicas práticas de grande importância, sem custo algum.