Dúvidas? Ligue para:  11 2476-5134 de 2ª à 6ª das 09:00 às 18:00. (exceto feriados)

Chegada do Inverno e os Cuidados com os Idosos

A chegada do inverno também traz uma reclamação feita pela maioria dos idosos: as dores nas articulações aumentam e, principalmente, os idosos que sofrem de artrose têm as dores potencializadas coma chegada das baixas temperaturas.

Os idosos são mais sensíveis e sofrem mais nessa época do ano. Alguns cuidados ajudam a amenizar o problema.

Segundo médicos, a dor nas articulações se agrava no frio porque as pessoas ficam mais encolhidas, contraindo os músculos constantemente. A constrição das veias também faz com que o fluxo sanguíneo seja diminuído. Além dos fatores, as baixas temperaturas deixam o corpo mais sensível e vulnerável às dores.

Para evitar ou amenizar as dores sentidas no inverno, a dica dos fisioterapeutas é trabalhar os músculos, fazendo exercícios matinas como caminhadas de 30 minutos regulares, porém, com exercícios de alongamento, para que não se corra o risco de lesões.

A professora de gerontologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) Mariana Rampazo deu alguma dicas que ajudam osidosos a ficarem aquecidos no inverno. “Existem tecidos de sofá que são gelados, então se você forrar com uma manta já ajuda no aquecimento. Se for necessário, também é bom colocar outra manta sobre as pernas. É importante manter as extremidades aquecidas, principalmente os pés.”

Para evitar acidentes, os idosos devem usar meias com sapatos fechados, nunca com chinelos para não escorregar.

A Gerontóloga recomendou ainda que os idosos não fiquem parados e procurem se movimentar até mesmo enquanto assistem televisão no sofá. “Pode fazer exercícios com as mãos, abrindo e fechando para melhorar a circulação. Também mexer os pés, fazer exercícios para os tornozelos, e esticar e dobrar o joelho. Melhorando a circulação o corpo aquece.”

Na hora de dormir, forrar o colchão com uma coberta também ajuda a esquentar a parte posterior do corpo. Tomar banho durante o dia também ajuda os idosos a não sentirem tanto frio. Para evitar choque térmico após sair do banho quente, é preciso manter as janelas fechadas para evitar as correntes de ar.

E que tenhamos um ótimo inverno!

Comentários

  1. Délcia Galotti

    Boa tarde….. Minha mãe tem 90 anos, tem Alzhaimer, dorme numa cama na sala de casa. Como ela sente muito frio, mantenho-a aquecida durante o dia no sofá com várias blusas de lã, gorrinho, meias de lã e uma Manta sobre ela. Mas, na hora do banho, ela não aguenta de tanto frio, pois como ela não sobe escada e moramos em um sobrado, colocamos um chuveiro no banheiro ao lado da cozinha que fica no quintal…..não tem como ela se sentir bem…..não sei mais o que faço, Ela não quer tomar banho com esse frio…. Faço uso de lenços umedecidos para algumas partes do corpo, mesmo assim ela reclama….como devo proceder ?
    Faz quinze dias que não consigo lavar a cabeça dela… me ajudem por favor

Deixe um Comentário

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

RECEBA EM SEU E-MAIL DICAS E INFORMAÇÕES DOS CUIDADORES

São diversos temas e dicas práticas de grande importância, sem custo algum.