Você sabia que a saúde dos olhos também deve ser bem cuidada? Pois é, nem todo mundo sabe ou se preocupa em cuidar direitinho da visão no dia a dia, ou pior, só procuram por ajuda quando já estão com alguma enfermidade no local, como por exemplo, terçol, miopia, conjuntivite, etc.

A ocorrência de doenças nos olhos são mais comuns durante a terceira idade, afinal, da mesma forma que o corpo envelhece, a visão também vai ficando mais vulnerável. Conheça as doenças mais frequentes, e saiba como cuidar da sua visão para evita-las.

Doenças mais frequentes

Glaucoma: essa doença ocorre no nervo óptico e tem como característica a tríade de pressão nos olhos e perda da sensibilidade e campo visual. Os olhos produzem um líquido conhecido como humor aquoso e o aloja na parte posterior do olho, entretanto, ao ser bloqueado, o fluxo do fluído aumenta a pressão ocular e causa danos ao nervo, levando até mesmo a cegueira.

Catarata: muito conhecida, essa doença afeta a lente atrás da íris, chamada cristalino, essa lente é responsável pela entrada de luz na retina. Quando afetado, causa dificuldade de enxergar e em casos piores, o idoso somente enxerga vultos.

Retinopatia diabética: quando o indivíduo é detectado com diabetes por mais de cinco anos, é de extrema importância que o mesmo comece um acompanhamento oftalmológico, pois a doença pode alterar alguns vasos sanguíneos presentes nas regiões dos olhos e acabar afetando a visão.

Como cuidar da minha visão?

– Não compre ou use óculos de graus provenientes de lojas não especializadas ou sem receita médica;

– Ao usar lentes de contato a higienize com água filtrada;

– Não passe as mãos sujas nos olhos;

– Não durma com lentes de contato;

– Visite o oftalmologista regularmente;

Nós, do Residencial em Família, estamos sempre atentos à saúde de nossos hóspedes, por isso, contamos com uma equipe médica multidisciplinar disponível 24h para atender da melhor forma possível nossos queridos idosos.

Quer saber mais sobre a gente? Entre em contato. Ligue ou preencha o formulário abaixo e tire suas dúvidas ou agende uma visita. Esperamos por você.