Dúvidas? Ligue para:  11 2476-5134 de 2ª à 6ª das 09:00 às 18:00. (exceto feriados)

Como é o Tratamento Para Presbifonia?

O processo de envelhecimento traz inúmeras transformações em nosso corpo, tudo muda, inclusive a forma de funcionamento dos órgãos em geral. Assim, o que era muito fácil de fazer acaba se tornando um pouquinho mais difícil, o corpo já não possui o mesmo ritmo e até mesmo a nossa voz muda, sabia?

Pois é, com o passar dos anos, as estruturas que são responsáveis pela produção de voz também mudam, e isso recebe o nome de presbifonia. No post de hoje você confere um pouco mais a respeito dessa transformação e como pode tratá-la.

Presbifonia

Vamos começar falando sobre a presbifonia ao pé da letra. O prefixo “presbi” tem como significado envelhecimento. Já o final “fobia” refere ao som ou o timbre da nossa voz, sendo assim, presbifonia significa envelhecimento da voz, causada por uma alteração nas cordas vocais.

É o meu caso?

Nem todos os casos de alteração de voz estão diretamente ligados à presbifonia, por isso se faz necessário realizar um diagnóstico completo, onde é possível verificar se existe alguma patologia vocal associada, como os nódulos, por exemplo, ou se realmente se trata do processo natural de envelhecimento.

Mas vale ressaltar que é preciso saber diferenciar duas coisas: a laringe é o local onde estão as pregas vocais, responsáveis pela produção de som. A presbilaringe é o nome dado à uma laringe envelhecida. Se a voz que está com alterações é a produzida na presbilaringe, então sim é um caso de presbifonia.

Todo mundo passará por isso?

Não. A presbifonia se trata de uma disfonia causada pelo envelhecimento das cordas vocais, mas isso não significa que todos mundo terá isso ao envelhecer.

Características

A pessoa que sofre de presbifonia tem seus músculos que são responsáveis pela movimentação das pregas vocais alterados, então as pregas ficam mais arqueadas, criando uma fenda por onde o ar escapa durante a fala, fazendo a voz ficar mais fraca, menos potente e com falhas.

Tratamento da presbifonia

Da mesma forma que fazer atividades físicas podem reduzir os efeitos negativos do envelhecimento do corpo, a fonoterapia pode ajudar os pacientes por meio de exercícios que ajudam o processo de produção da voz, desde a respiração, até a movimentação das pregas vocais e a boca.

Prevenção da presbifonia

Por mais que seja algo natural e inevitável, é possível realizar exercícios que podem manter a voz clara e potente por mais anos. Mantenha uma rotina de atividades que façam uso da voz, cante, fale muito, grave áudios, leia em voz alta, use a sua voz bastante.

Comentários

Deixe um Comentário

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

RECEBA EM SEU E-MAIL DICAS E INFORMAÇÕES DOS CUIDADORES

São diversos temas e dicas práticas de grande importância, sem custo algum.