Os cuidados com a saúde devem ser levados em conta em todas as épocas do ano, mas no outono eles devem ser redobrados, uma vez que a alteração na temperatura do quente para mais fresco pode acarretar no aparecimento de algumas doenças.

Os idosos estão entre os grupos que mais sofrem com essas alterações, uma vez que o funcionamento de seu corpo/organismo já não é tão eficiente quanto o de um jovem. Nessa época do ano, as principais doenças que atingem essa população são as respiratórias, que são causadas por vírus e alergias. Sem falar nas dores reumáticas, que tendem a aumentar nesses meses mais frios.

Para driblar essas consequências do outono existem algumas práticas que, ao serem realizadas, diminui, e muito, os riscos de sofrer nesta época do ano, são elas:

Alimentar-se adequadamente;
Beber bastante água;
Praticar exercícios;
Manter a casa sempre limpa e arejada;
Evitar ambientes fechados, com aglomeração de pessoas;
Evitar ficar perto de pessoas que fumem, ou, se você fuma, tente diminuir;
Manter a higiene corporal e das mãos em dia.

Além disso, o ideal também é sempre observar as inflamações das vias aéreas, como as faringites, laringites, sinusites, alergias, rinites e gripe.

Ao perceber os sintomas das doenças comuns dessa época do ano, não se automedique, procure o serviço de saúde e investigue o seu caso.