Dúvidas? Ligue para:  11 2476-5134 de 2ª à 6ª das 09:00 às 18:00. (exceto feriados)

Depressão na Terceira Idade

A Depressão, por definição, é um transtorno mental caracterizado por tristeza, perda de interesse ou prazer, sentimentos de culpa ou baixa auto-estima, distúrbios do sono ou apetite, e perda da concentração.

Afeta aproximadamente 350 milhões de pessoas em todo mundo. É a principal causa de incapacidade em termos de total de anos perdidos devido a incapacidade. Geralmente ocorre na adolescência, adultos jovens, mas pode ocorrer em qualquer idade.

Na 3ª idade ou em idosos, como dizem, a depressão pode trazer consequências mais graves, incluindo sofrimento dos pacientes e cuidadores, piora da incapacidade associada a doença física e transtornos cognitivos, e aumento da mortalidade relacionada ao suicídio e a doenças físicas.

Sintomas depressivos são mais frequentes em idosos, porém a depressão é mais comum em subgrupos específicos, como os idosos internados em CASA DE REPOUSO, institucionalizados e portadores de demência.

Em relação aos sintomas apresentados pelos idosos, não percebe-se tanta tristeza ou humor deprimido. É mais comum a irritabilidade, ansiedade, dificuldades cognitivas, e sintomas somáticos como dores musculoarticulares, fraquezas, náuseas e cefaléias. Esses sintomas muitas vezes se confundem com doenças clinicas, dificultando o diagnóstico de depressão.

Assim, para um bom diagnóstico, além dos sintomas é necessário excluir algumas condições que podem causar sintomas depressivos, como deficiências de vitaminas e minerais, doenças da tireóide, interações medicamentosas e várias outras condições de doenças.

O objetivo do tratamento é a melhora dos sintomas, cessação dos riscos de suicídio, melhorando a qualidade de vida do paciente.

Entre os tratamentos disponíveis estão as terapias biológicas, que incluem medicamentos e eletroconvulsioterapia, e intervenções psicossociais, como Terapia Ocupacional, atividades físicas, cognitivas, psicológicas e sociais. Hoje algumas casas de repouso já oferecem toda essa assistência em conjunto, com equipe multidisciplinar. Tais intervenções podem acontecer isoladamente ou associadas e são fundamentais para todos os idosos como forma de tratamento e prevenção dos sintomas.

Em contexto institucionais, tais se mostram essências como apoio para os idosos se adaptarem e construírem um cotidiano com espaços de promoção de saúde.

Após a avaliação de cada paciente, cabe aos profissionais especialistas definir o tratamento indicado e acompanhar sua evolução.

Ricardo Kuhni – Médico Psiquiatra

Mayara R.X. Martins – Terapeuta Ocupacional

Mayara Regina Xavier Martins

Terapeuta Ocupacional

CREFITO-3/13722 – TO

Cel (11)989396813

Comentários

Deixe um Comentário

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

RECEBA EM SEU E-MAIL DICAS E INFORMAÇÕES DOS CUIDADORES

São diversos temas e dicas práticas de grande importância, sem custo algum.