Esta terça-feira, 16 de outubro, é comemorado o Dia da Alimentação. Então, nada mais justo do que elaborar para os nossos queridos leitores, um artigo autoexplicativo e com o objetivo de conscientizar quais são as vitaminas indispensáveis em uma alimentação balanceada e saudável para a vida dos idosos.

Desenvolver ações em prol da saúde do ser humano é de grande importância, isso porque a cada ano que passa a expectativa de vida do povo brasileiro tem aumentado. Por isso, o quanto antes criar hábitos para alimentar-se bem irá impactar diretamente no seu desenvolvimento rumo à terceira idade.

Para quem já se encontra nessa etapa da vida, é preciso entender a relevância desse fato e também estar cercada por pessoas que têm práticas semelhantes. E mais, caso jamais tenha se preocupado com uma alimentação saudável e equilibrada, nunca é tarde demais para zelar pelo bem estar da sua vida.

Mas você sabe quais vitaminas são indispensáveis para colocar em prática tudo que dissemos até agora? Não se preocupe, porque iremos listar quais são essenciais e em quais alimentações encontrar prosperando por uma terceira idade mais segura e com impactos imediatos na sua disposição.

VITAMINA D

É uma vitamina essencial para a vida dos idosos, porque contribui no metabolismo e na absorção de cálcio e, consequentemente, para a fortificação óssea e prevenção de doenças. Porém, não tem sido algo frequente e a carência do mesmo acaba se tornando algo extremamente preocupante e vem atingindo gradativamente a população idosa.

Alimentos: Frutos do mar; óleos de peixe; sardinha; gema de ovo; leite; salmão; fígado e cevada.

Vale ressaltar que o modo mais eficaz para absorção dessa vitamina é por meio de exposição a luz solar, com os braços e pernas expostos, durante cerca de 15 minutos.

POTÁSSIO

Esse tipo de alimento é encontrado em vegetais e também é um nutriente rico e indispensável para a saúde dos idosos, pois contribui para a função cardiovascular, contração dos músculos esqueléticos, além de ser benéfico para a digestão e funcionamento das células.

Mas é importante ter consciência que tudo em excesso faz mal, não é mesmo? Por isso ter moderação entre potássio e sódio é fundamental, porque durante o processo de envelhecimento os rins têm sua eficiência reduzida para eliminar este mineral.

Alimentos: Sucos cítricos; abacate; melão; banana; salmão; bacalhau; batata; tomate e feijão.

FERRO

Responsável pelo fornecimento de energia e o mais eficaz na produção de hemoglobinas, o ferro combate doenças como anemia e pode ser identificado de duas formas: Heme (origem animal) e Não Heme (origem vegetal). E uma dica relevante para melhorar a absorção do ferro é consumir vitamina C.

Alimentos: Carne em geral; gema de ovo; leguminosas; agrião; espinafre; verduras verde escura; banana; melado e cerejas.

CÁLCIO

O mineral presente nos dentes e ossos, é um dos mais importantes para o organismo humano, o cálcio estimula a circulação sanguínea e auxilia na coagulação do sangue. Outro fator fator essencial é que ajuda no processo de relaxamento e contração dos músculos.

Importante: O cálcio também é responsável para a prevenção e tratamento da osteoporose, doença bem presente na terceira idade, por conta da má absorção.

Alimentos: Aveia; Batata-Doce; Amêndoas; Figos; Alface; Couve; Espinafres; Brócolis; Agrião; Leite e Derivados.

ZINCO

O zinco, assim como todos os outros minerais, é indispensável na alimentação diária dos idosos, principalmente por ser responsável em várias reações, como: crescimento de unhas, integridade do sistema imunológico, cicatrização, dentre outros.

Alimentos: Aves; peixes; leite; ovos; cereais integrais em geral; carnes vermelhas; fígado e ostras.

Por fim, é crucial salientar que para todas as vitaminas mencionadas é extremamente imprescindível o acompanhamento médico, porque cada pessoa tem um biotipo orgânico e necessita de uma dieta balanceada sem o consumo excessivo de vitaminas, para não prejudicar a saúde.

O bem-estar do idoso é fundamental, certo? Então, comente e compartilhe essa leitura para manter todos aqueles que queremos bem e saudáveis.