Dúvidas? Ligue para:  11 3477-4631 de 2ª à 6ª das 09:00 às 18:00. (exceto feriados)

Dicas de Como Medir a Glicemia Corretamente

O teste de glicemia é uma parte essencial para o gerenciamento e controle da diabetes. Conhecer as dicas de como medir a glicemia corretamente ao verificar o seu nível de açúcar no sangue pode ajudar a alertá-lo quando o mesmo estiver irregular. Em alguns casos, isso ajudará a evitar uma situação de emergência.

Além disso, saber como medir a glicemia corretamente utilizando um aparelho digital encontrado em loja de equipamentos médicos, permite que você registre os níveis de glicose no sangue ao longo do tempo.

Como medir a glicemia corretamente?

Se você seguir uma rotina de testes, ou seja, medir a glicemia uma vez por dia, ajudará a prevenir infecções, retornar resultados verdadeiros e monitorar melhor o nível de açúcar no sangue.

Confira a seguir como medir a glicemia corretamente:

-Lave as mãos com água morna e sabão. Seque-os bem com uma toalha limpa. Se você usar um algodão embebido em álcool, deixe a área secar completamente antes do teste.

-Prepare um dispositivo de lanceta limpo, inserindo uma agulha limpa. Este é um dispositivo com mola que segura a agulha e é o que você usará para picar a ponta do dedo.

-Remova uma tira de teste do seu frasco ou caixa de tiras. Certifique-se de fechar completamente a garrafa ou a caixa para evitar contaminar as outras tiras com sujeira ou umidade.

-Em todos os medidores modernos: insira a tira no medidor antes de coletar sangue, para que você possa adicionar a amostra de sangue à tira quando ela estiver no medidor. Com alguns medidores mais antigos, você coloca o sangue na tira primeiro e depois a tira. Leia o folheto de instruções.

-Encoste a ponta do dedo com a lanceta. Alguns equipamentos permitem testes em diferentes locais do corpo, como o braço. Leia o manual do seu dispositivo para garantir que você está tirando sangue do local correto.

-Limpe a primeira gota de sangue e colete uma gota na tira de teste, certificando-se de que possui uma quantidade adequada para uma leitura. Cuidado para deixar apenas o sangue, não a pele, tocar a tira. Resíduos de alimentos ou medicamentos podem afetar os resultados do teste.

-Pare o sangramento segurando uma bola de algodão ou gaze limpa na área onde você usou a lanceta. Aplique pressão até o sangramento parar.

Seis dicas para um monitoramento bem-sucedido do açúcar no sangue

  1. Mantenha seu medidor e suprimentos com você o tempo todo

Isso inclui lancetas, compressas com álcool, tiras de teste e qualquer outra coisa que você use para monitorar o açúcar no sangue.

  1. Mantenha o controle de suas tiras de teste

Verifique se suas tiras não expiraram. Não é garantido que as tiras desatualizadas retornem resultados verdadeiros. Tiras antigas e resultados imprecisos podem afetar seu registro diário dos níveis de glicose no sangue, e seu médico pode pensar que há um problema quando realmente não existe.

Além disso, mantenha as tiras longe da luz solar e longe da umidade. É melhor mantê-los em temperatura ambiente.

  1. Estabeleça uma rotina para quantas vezes e quando você deve testar seu açúcar no sangue

Converse com seu médico para planejar sua rotina. Eles podem sugerir uma verificação enquanto você estiver em jejum, antes e depois das refeições, ou, antes de dormir. A situação de cada pessoa é diferente, por isso é importante uma rotina que funcione para você.
  1. Confira a precisão do seu aparelho de glicemia

A maioria dos medidores vem com uma solução de controle que permite testar a precisão do medidor e das tiras.

Leve o seu medidor de glicose para a próxima consulta médica. Compare seus resultados do teste realizado na consulta com os de seu aparelho para ver se há alguma discrepância.

  1. Crie um diário para registrar seu nível de açúcar no sangue

Também existem aplicativos disponíveis que podem ajudá-lo a rastrear essas informações e manter um registro constante do seu nível médio de açúcar no sangue. Você também pode registrar a hora do dia em que está testando e quanto tempo faz desde a última vez que comeu.

Essas informações ajudarão seu médico a controlar o açúcar no sangue e podem ser importantes ao diagnosticar o que está causando o aumento dos níveis.

  1. Tome medidas para prevenir a infecção

Para evitar a infecção, pratique as estratégias recomendadas pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças.

Não compartilhe seu equipamento de monitoramento de açúcar no sangue com mais ninguém, descarte a lanceta e a tira após cada uso e tenha cuidado para esperar até que seu dedo pare de sangrar para retomar suas atividades.

Comentários

Deixe um Comentário

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

RECEBA EM SEU E-MAIL DICAS E INFORMAÇÕES DOS CUIDADORES

São diversos temas e dicas práticas de grande importância, sem custo algum.