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Dicas essenciais para melhorar a qualidade de vida dos idosos

A terceira idade chega para todos. Além de sabedoria e cabelos brancos, o avanço da idade pode trazer outras consequências. Mas, felizmente existem alguns truques e métodos que podem ajudar a melhorar a qualidade de vida dos idosos, desde que sejam construídos hábitos saudáveis que favoreçam essa fase.

Principais dicas para melhorar a qualidade de vida dos idosos

Nem tudo está perdido, por mais que a saúde física e mental estejam um pouco debilitadas nesta fase, e possível adotar algumas práticas que fazem toda diferença. Confira a seguir!

Pratique atividades físicas

Caminhar e praticar algumas atividades físicas fazem muito bem para a saúde, para o coração e para o corpo todo, uma vez que ajuda no fortalecimento dos músculos e também no combate a depressão e outras doenças. Claro, você não precisa correr uma maratona. Realizar caminhadas diárias entre 30 minutos e uma hora já traz inúmeros benefícios. Além disso, diversas cidades ainda contam com academias ao ar livre, por isso aproveite para se exercitar e melhor ainda, sem custo algum.

Alimentação

Ter uma alimentação balanceada nessa fase também é fundamental. Aumentar a frequência de peixes e frutos do mar em sua rotina alimentícia é uma ótima pedida. Esses alimentos são ricos em ácidos graxos ômega-3, substâncias que reduzem os riscos de hipertensão arterial e doenças cardíacas. Mas não é apenas isso, colorir o prato com muitos legumes e saladas também garante a ingestão de vitaminas extremamente necessárias nessa idade, além de fibras e nutrientes que ajudam na prevenção de inúmeras doenças. Deu vontade de comer um doce como sobremesa? Substitua por frutas. Dessa forma o menu fica completamente saudável e a qualidade de vida sobe ainda mais!

Líquidos, líquidos e líquidos…

A ingestão frequente de água é essencial para todos nós seres humanos, independente da nossa idade. O corpo fica hidratado e limpo de impurezas. Beber sucos naturais também é bom, uma vez que se está ingerindo a água e os nutrientes da fruta. Dica: use uma peneira ou coe os sucos antes de ingeri-los, isso pode evitar engasgamentos ou afogamentos.

Vitamina D

Tomar sol e uma delícia, e também ajuda na reposição dos níveis de vitamina D, importantíssimas para fortalecer os ossos e nossos dentes. Faça banhos de sol diariamente entre 15 e 45 minutos, mas não se esqueça de usar protetor solar e respeitar o os melhores horários para isso, que e antes das 10h da manhã e às 16h da tarde.

Mantenha o cérebro ativo

Nós já falamos aqui inúmeras vezes da importância de exercitar o cérebro frequentemente com jogos de cartas, palavras cruzadas, jogos de memória, etc. Os benefícios são enormes, além de ajudar a evitar o aparecimento de doenças neurológicas (que são as grandes vilãs da terceira idade), esses pequenos exercícios nos deixam mais inteligentes e ativos!

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