Dúvidas? Ligue para:  11 2476-5134 de 2ª à 6ª das 09:00 às 18:00. (exceto feriados)

Entenda a Importância do Sono na Terceira Idade

Dormir é bom e todo mundo gosta, mas o que pouca gente sabe é que a qualidade do sono pode trazer inúmeros benefícios para nossa saúde, dentre os principais, a longevidade é o que mais se destaca.

Possuir uma boa noite de sono e ter hábitos saudáveis, como a prática de exercícios físicos e uma alimentação adequada, é indispensável para garantir o bom funcionamento do corpo e da mente.

Desde criança nós ouvimos que o ideal é que uma pessoa durma pelo menos 8h por dia, o que não é mentira, mas na terceira idade o sono se altera conforme o avançar do tempo, aos poucos se tornando, por exemplo, mais leve, com mais interrupções e dificilmente alcançará às 8h.

Tal coisa acontece porque a melatonina, que é o hormônio responsável por regularizar o nosso sono, tem maior produção aos três anos de idade e conforme vamos envelhecendo essa taxa de produção cai consideravelmente, chegando a zero em alguns casos.

O valor do sono para os idosos

Muitos idosos ficam preocupados quando notam que a sua rotina do sono está se transformando, entretanto, nesta fase o importante não são apenas as horas dormidas, principalmente a qualidade do sono.

Muitas pessoas acham que quem dorme pouco, dorme mal, o que não é verdade. Existem pessoas que dormem até mais do que 8h por dia e ainda assim se sentem cansadas ou com dores pelo corpo após acordarem.

Alterações no corpo

Quando envelhecemos a nossa estrutura óssea também muda, ocorre o encurtamento dos músculos na região da coluna cervical e lombar, e consequentemente as pessoas vão ficando mais baixinhas.

Segundo os especialistas, tais fatores também colaboram, e muito, na influência da qualidade do sono na terceira idade, por isso deve ser avaliado.

Dessa forma, é muito importante que o idoso tome cuidado diariamente com a sua postura e adote medidas saudáveis para que ele possa dormir com mais qualidade, além de evitar dores no corpo e problemas estruturais.

A seguir listamos algumas dicas que podem ajudar a melhorar o sono na terceira idade, confira!

Hora de levantar

Ao levantar da cama, o idoso deve virar as pernas para o lado do chão, apoiar os braços na cama e então levantar o tronco. Se o idoso está de repouso na cama por muito tempo, é indispensável que ele mude de posição e seja orientado para isso pois dessa maneira evitar atrofia e surgimento de úlceras.

Acessórios

Os produtos que envolvem o sono também contribuem para dormir com qualidade. Invista em travesseiros, colchões e em uma boa temperatura do ambiente. Na hora de dormir o idoso deve optar por um travesseiro que complete o espaço que fica entre a cabeça e o colchão.

Hora de ir para a cama

Como o sono na terceira idade é interrompido com mais frequência, é muito importante evitar assistir televisão, ler livros enquanto está deitado, ingerir cafés ou chás, pois estes são estimulantes para se manter acordado.

Comentários

Deixe um Comentário

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

RECEBA EM SEU E-MAIL DICAS E INFORMAÇÕES DOS CUIDADORES

São diversos temas e dicas práticas de grande importância, sem custo algum.