Dúvidas? Ligue para:  11 2476-5134 de 2ª à 6ª das 09:00 às 18:00. (exceto feriados)

Benefícios da Fonoaudiologia Para os Idosos

O papel da fonoaudiologia vai muito além da contribuição para o aprimoramento da comunicação. Um profissional dessa área possui qualificação necessária para trabalhar com audição, fala, voz e deglutição, independente da idade.

Os atendimentos fonoaudiológicos podem auxiliar com a perda da audição, por meio de exames, adaptação de aparelhos e terapia posteriormente. Com voz o trabalho pode ser de prevenção, reabilitação ou aprimoramento daquilo que para muitos é seu instrumento de trabalho.

Existe a atuação com pessoas que tem alteração na linguagem, seja por um atraso para começar a falar ou por perda/ alteração, denominada afasia, recorrente de alguma doença como um AVC.

Outro trabalho desenvolvido pela fono é com a deglutição, por meio de exercícios para fortalecer os músculos envolvidos nessa atividade e adaptação de consistências alimentares, minimizando assim o risco de broncoaspiração. Diante de todas essas atuações, a Fonoaudiologia com idosos tem muito a acrescentar.

Muitos idosos apresentam perda auditiva pode ser decorrente do avanço da idade, hereditariedade ou até mesmo sequelas de uma lesão. 

Por meio dos exercícios realizados, também é possível melhorar as funções de mastigação e deglutição, que também estão propícias a apresentarem alterações no decorrer da idade e podem levar a problemas sérios como broncoaspiração, desidratação e desnutrição.

Tratamento de problemas com deglutição

É comum que durante o processo de envelhecimento o idoso enfrente dificuldades para engolir, seja alimentos, bebidas, medicação ou até mesmo a própria saliva. A fonoaudiologia contribui com esse problema, melhorando a deglutição para diminuir a frequência de engasgos.

Fortalecimento das cordas vocais

Em idosos é comum que aconteça o enfraquecimento dos músculos da laringe, dificultando a fala seja pelo desgaste natural ou por doenças como Parkinson. Neste caso, o fortalecimento da região laríngea com exercícios pode auxiliar na produção e articulação da fala.

Assim, o fonoaudiólogo tem muito a acrescentar com o idoso, mesmo com aqueles que estão em cuidados paliativos, podendo contribuir com melhor qualidade de vida do paciente.

Comentários

Deixe um Comentário

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

RECEBA EM SEU E-MAIL DICAS E INFORMAÇÕES DOS CUIDADORES

São diversos temas e dicas práticas de grande importância, sem custo algum.