Há quem diga que a internet é coisa de gente jovem, mas você sabia que usar a internet e se conectar no mundo virtual pode ajudar os idosos a combater a solidão, sensação de isolamento e até mesmo doenças como a depressão?

Muitas pessoas na melhor idade se perguntam se ainda vale a pena aprender a usar o computador, o smartphone, etc. Segundo especialistas, as vantagens dessa prática são muitas, além de aumentar a sensação de competência, usar novas tecnologias promove o bem estar físico e mental.

Pesquisas feitas recentemente mostram os benefícios que a tecnologia pode promover, sendo eles: utilizar um PC ou laptop ao menos uma vez por semana reduz em 42% a probabilidade de o idoso ter problemas de memória e raciocínio. Outras atividades, embora tragam benefícios menores, também valem a pena ser realizadas, como: a leitura de revistas que reduz a perda de memória em 30%; o engajamento em atividades sociais, em 23%; e trabalhos manuais, como tricô, em 16%.

Além de tudo isso, também tem o fato de que os idosos podem se conectar com amigos e familiares através de e-mails, programas de vídeo chamadas, mensagens, etc., assim diminui a sensação de abandono, solidão e isolamento, o que ajuda, principalmente, no combate a depressão.

Com isso, vemos o quanto é válido manter a mente ativa mesmo ao envelhecer, assim, os idosos podem manter a mente saudável por muito mais tempo. É como diz o pesquisador da Universidade de Exeter, Thomas Morton:

“Os seres humanos são animais sociais. Não é nenhuma surpresa que nos sintamos melhor quando temos a capacidade de se conectar com os outros”.